Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos

Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 2 de 59Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, FachadaMoradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, JanelaMoradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - VigaMoradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 54

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  640
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARTESALANA, CIN, CLIMAR, Cortizo, FRANCOMETAL, JUNG, Microsoft, PADIMAT, Poggenpohl, Tons de Pedra, U-DECK, VERSÃO DOS TRAÇOS
  • Arquitetos Responsáveis: João Tiago Aguiar, Susana Luís
  • Equipe De Projeto: Rúben Mateus, Maria Sousa Otto, Arianna Camozzi, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, João Nery Morais, André Silva, Constança Lino, Renata Vieira, Carla Genty, Esteban Carbajo
  • Engenharia: NEOGET
  • Paisagismo: Sofia Raimundo
  • Construtor: Oficina dos Sonhos
  • Cliente: RBR Estate Investments
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Combinando a arquitectura da década de 50 do século XX com o conforto, amplitude e luminosidade dos espaços contemporâneos, esta moradia de 3 pisos no bairro do Restelo, em Lisboa, passou por uma transformação profunda. Agora, luz, funcionalidade, espaço e bem-estar são as palavras-chave que melhor a definem. O projecto ambicioso soube tirar partido da moradia com 70 anos, transformando-o numa casa luxuosa inserida numa zona privilegiada da cidade com vista extraordinária sobre o rio Tejo.

Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Do ponto de vista arquitectónico, apostou-se numa renovação total do seu exterior que é agora vincadamente fluído, vivo e harmonioso, permitindo uma leitura de continuidade. Partindo da simplificação dos vãos das fachadas e da transformação das janelas de peito em vãos de sacada, os arranjos exteriores foram muito mais além e apresentam-se numa linguagem visualmente coerente e repousante.

Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 50 de 59
Planta Piso -1
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

Aplicaram-se azulejos tridimensionais artesanais na cor verde para revestir as zonas da piscina, churrasco, garagem/lavandaria e i.s. de apoio, que, dissimulando aqueles volumes, proporcionam uma relação equilibrada com a envolvente arbórea. Da mesma forma, também toda a ampliação da casa já existente ao nível do piso inferior, recebeu o mesmo revestimento, o que fez com que as suas diversas partes se unissem em torno de um tema comum. O exterior da moradia tem agora várias zonas de estar, pensadas em função das características do espaço com a piscina a ser colocada na parte inferior e mais resguardada, junto ao limite tardoz, virada a sul, beneficiando, portanto, de maior incidência solar.

Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 21 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG

No piso inferior encontram-se a master-suite e uma sala polivalente ambos com acesso directo ao jardim e à piscina. Já no piso intermédio, sobre a suite, o terraço pré-existente foi melhorado, criando-se ali uma área de estar que mais não é do que um prolongamento natural da zona social, preenchendo-se, assim, todo aquele espaço que ainda goza de uma vista excepcional sobre o rio Tejo.

Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

O portão e o muro frontais, em chapa de aço recortada a laser, foram igualmente redesenhados, tendo sido aplicado o mesmo padrão do azulejo tridimensional artesanal de forma a reforçar o tal carácter unificador pretendido. Também as guardas, não menos importantes, foram substituídas por chapa recortada a laser com esse mesmo padrão. O tecto da garagem, por sua vez, é uma enorme caixa de luz, um factor relevante que favorece visualmente os automóveis ali estacionados.

Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 54 de 59
Corte AA
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG

O interior da casa estava excessivamente compartimentado pelo que a abordagem ao projecto passou por criar uma zona social natural e versátil, colocando-se amplas portas de correr entre zonas de circulação, a sala de estar e a sala de jantar, permitindo interligar tais espaços. Enquanto as áreas sociais ficaram no piso intermédio, as zonas privadas foram distribuídas pelos pisos inferior e superior; neste último, ficaram 4 suites com a master-suite a ocupar o piso inferior com acesso directo ao jardim e à piscina. Foi ainda desenhada, neste piso mais baixo, uma suite para a empregada com acesso independente. A personalidade harmoniosa da moradia é, mais uma vez, realçada no revestimento da caixa de escadas interiores, onde o mesmo azulejo tridimensional artesanal utilizado no exterior, surge de novo, mas desta vez na cor branco.

Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Banheiro, Bacia Sanitária, Pia
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 57 de 59
Alçado Poente
Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 2 de 59
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Moradia AD25 / João Tiago Aguiar Arquitectos" 13 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945494/moradia-ad25-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.