De Lina Bo Bardi a Cildo Meireles: os catálogos do Sesc disponíveis gratuitamente online

O Sesc São Paulo disponibilizou gratuitamente em seu site uma série de catálogos, materiais educativos e livretos realizados para algumas das exposições da instituição. Como não poderia ser diferente, alguns temas atravessam o pensamento da arquitetura e da cidade. 

A plataforma de acervos da instituição se apresenta com a mensagem: "O acesso público aos catálogos, publicações, brochuras e materiais educativos produzidos no contexto das mostras e exposições realizadas nas unidades do Sesc São Paulo amplia as oportunidades de reflexão sobre questões discutidas dentro e fora dos espaços expositivos, contribui para a formação sensível e crítica em relação à cultura visual, além de constituírem parte da memória da instituição".

Aqui, selecionamos alguns catálogos que consideramos relevantes ao público que estuda o campo da arquitetura e do urbanismo:

Livreto - A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi

De Lina Bo Bardi a Cildo Meireles: os catálogos do Sesc disponíveis gratuitamente online - Imagem 4 de 4
Livreto - A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi. Imagem: Capa/Divulgação

Livreto da exposição A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi, realizada na unidade Pompeia do Sesc São Paulo, a mostra abordava os três grandes projetos arquitetônicos realizados pela arquiteta: Solar do Unhão (em Salvador-BA), MASP (Museu de Arte de São Paulo) e Sesc Pompeia.

São Paulo não é uma cidade – Invenções do Centro

De Lina Bo Bardi a Cildo Meireles: os catálogos do Sesc disponíveis gratuitamente online - Imagem 2 de 4
São Paulo não é uma cidade – Invenções do Centro. Imagem: Capa/Divulgação

A exposição "apresentou uma possibilidade de leitura do centro de São Paulo a partir dos conceitos de cidade e os contextos da história, da arte, da arquitetura, do urbanismo, da indústria, do comércio e dos lugares emblemáticos, assim como sobre pessoas, ofícios, saberes e cotidianos dessa composição urbana complexa e diversa".

Entrevendo – Cildo Meireles

De Lina Bo Bardi a Cildo Meireles: os catálogos do Sesc disponíveis gratuitamente online - Imagem 3 de 4
Entrevendo – Cildo Meireles. Imagem: Capa/Divulgação

"Entrevendo apresentou 150 obras produzidas desde os anos 60, incluindo trabalhos consagrados, instalações nunca apresentadas no Brasil e outros até então inéditos, sob a curadoria de Júlia Rebouças e Diego Matos. A brochura da exposição traz, além de textos curatoriais, um panorama da produção de Cildo Meireles, que utiliza diferentes linguagens artísticas".

Muitas outras publicações estão disponíveis na plataforma de acervos do Sesc São Paulo, inclusive de outros campos que trazem um debate extremamente necessário e útil para o pensamento arquitetônico e urbanístico.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "De Lina Bo Bardi a Cildo Meireles: os catálogos do Sesc disponíveis gratuitamente online" 12 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945481/de-lina-bo-bardi-a-cildo-meireles-os-catalogos-do-sesc-disponiveis-gratuitamente-online> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.