Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior

Malibu Crest, remodelação de uma casa de 1949 do Estilo Internacional, foi desenvolvida pelo Studio Bracket com o objetivo de ampliar a metragem quadrada da estrutura e as vistas panorâmicas para Malibu, mantendo mais de 50% das paredes originais da casa. O projeto foi bem-sucedido, não apenas na renovação de seus espaços internos e reconfiguração do espaço, mas no alargamento das janelas para captar verdadeiramente as vistas da lagoa e das montanhas circundantes. Essa expansão das vistas foi realizada em parte por meio de janelas de cantos abertos e vidros do chão ao teto, fabricados pela Western Window Systems. Esta tecnologia de vidros ininterruptos é uma das formas mais eficazes de abrir um espaço interior para as vistas deslumbrantes de um ambiente natural. Permitem que o espaço interno seja mais aberto para o exterior sem obstruções. A seguir, revisamos suas vantagens estéticas, suas qualidades estruturais e sua aplicação em projetos reais.

Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 15 de 27
Malibu Crest / Studio Bracket. Image © Scott Frances
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 8 de 27
Malibu Crest / Studio Bracket. Image © Scott Frances

O design e os materiais das janelas e portas de canto aberto variam dependendo do fabricante. A Western Window Systems, fabricante responsável pelas janelas do Malibu Crest, usa o vidro temperado como padrão para produtos de canto aberto por conta de sua maior resistência do que o vidro normal. No canto aberto de uma janela, os fabricantes geralmente simplesmente juntam os dois painéis de vidro. Neste caso, porém, as duas folhas de vidro são unidas em forma de cunha de 90 graus, criando uma conexão perfeita, com silicone inserido entre as duas para vedar a unidade. Para suas múltiplas portas de correr, os marcos e o design são igualmente dramáticos: uma extrusão especialmente projetada é fixada na extremidade de cada painel, permitindo que o painel adjacente, que desliza em um ângulo de 90 graus, se encaixe perfeitamente.

Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 24 de 27
Malibu Crest / Studio Bracket. Image © Scott Frances
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 21 de 27
RoadRunner Residence / North Arrow Studio. Image © Chase Daniel
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 27 de 27
Series 600 Multi-Slide Door / Western Window Systems. Image Courtesy of Western Window Systems

A eficiência energética desses sistemas de canto aberto é quase idêntica à das janelas normais e portas de vidro, tornando sua principal vantagem o valor estético agregado. As janelas e portas de canto aberto, ao eliminar uma moldura estrutural de canto ou parede, têm o efeito de borrar os limites entre o interior e o exterior, fazendo com que as paredes pareçam menos paredes e mais como um portal para o exterior. Achatando a vista no que parece ser uma pintura de paisagem 3D que abrange duas paredes adjacentes, as janelas de canto abertas trazem visualmente luz e a natureza para uma casa ou quarto, ao mesmo tempo que mantêm a barreira física entre os dois. Quando abertas, as portas de vidro deslizantes de canto abertas removem por completo a barreira entre o interior e o exterior, um efeito acentuado pela falta de uma moldura de canto comunicando os limites estruturais da casa. Em vez disso, qualquer espaço externo e o cômodo interno se tornam um, tornando as portas de vidro de cantos abertos um produto especialmente útil para residências com comodidades ao ar livre, como churrasqueiras externas, áreas de jantar ou piscinas.

Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 7 de 27
Scottsdale home / Jessica Hutchison-Rough. Image Courtesy of Western Window Systems
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 22 de 27
Scottsdale home / Jessica Hutchison-Rough. Image Courtesy of Western Window Systems

Um exemplo interessante é a casa mostrada nas imagens acima, localizada em Scottsdale, Arizona, e projetada por Jessica Hutchison-Rough da Urban Design Associates. Ltd. Empregando várias janelas de vidro de cantos abertos, a casa também possui uma porta de vidro deslizante de canto aberto que une a cozinha interna e a área de jantar com outra adicional ao ar livre. Dessa forma, o espaço de jantar parece ser naturalmente ampliado em vez de artificialmente estendido em um pátio isolado externo. Como resultado, o espaço parece maior, muito mais aberto e tem acesso a muito mais luz natural e paisagem.

Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 4 de 27
The Cresta / Jonathan Segal FAIA. Image © Matthew Segal
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 10 de 27
Lake Manitouwabing Residence / MJMA. Image © Shai Gil

Obviamente, para projetar grandes extensões de portas de vidro deslizantes de canto aberto, os arquitetos devem dar mais atenção às considerações estruturais em um estágio inicial. A consideração principal com as dimensões destas portas é, portanto, a largura na qual os engenheiros possam calcular para que a verga não colapse. Do ponto de vista do fabricante, se o trabalho estrutural foi executado corretamente, a Western Window Systems, por exemplo, pode projetar várias janelas de correr de até 18-21 metros de largura. Para sua série Classic, essas janelas geralmente têm no máximo 3,6 metros de altura. No entanto, usando sua série Performance, janelas deslizantes de até 5 metros de altura podem ser incorporadas.

Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 12 de 27
Austin home / A Parallel Architecture. Image Courtesy of Western Window Systems
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 14 de 27
Austin home / A Parallel Architecture. Image Courtesy of Western Window Systems
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 5 de 27
Austin home / A Parallel Architecture. Image Courtesy of Western Window Systems

Alguns arquitetos incorporam suportes adicionais, separados do trilho da porta de vidro deslizante para garantir que os requisitos estruturais sejam atendidos para o uso dessas portas de canto abertas. Por exemplo, a casa mostrada acima, projetada por A Parallel Architecture, usa as portas deslizantes de vidro de canto aberto para mesclar a área de estar interna com espaço de pátio externo adicional, incluindo mesa de jantar, cadeiras e piscina de borda infinita. Embora o projeto inclua um suporte estrutural, ele permanece separado do trilho da porta de vidro, mantendo a sensação de uma parede dissolvida e um espaço aberto.

Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 18 de 27
The Cresta / Jonathan Segal FAIA. Image © Matthew Segal
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 6 de 27
The Cresta / Jonathan Segal FAIA. Image © Matthew Segal
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 17 de 27
The Cresta / Jonathan Segal FAIA. Image © Matthew Segal

Da mesma forma, a casa acima projetada por Jonathan Segal FAIA usa uma coluna interna pintada de preto no canto para suportar um andar térreo quase totalmente aberto com cantos abertos e enormes portas de vidro deslizantes. Através dessas portas e de um piso de concreto que permanece consistente tanto "interior" quanto o "exterior", o limite tradicional entre os dois parece quase completamente obliterada.

Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 13 de 27
Mill Valley Guesthouse / Turnbull Griffin Haesloop Architects. Image © David Wakely
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 16 de 27
Malibu Crest / Studio Bracket. Image © Scott Frances
Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior - Imagem 19 de 27
Lake Manitouwabing Residence / MJMA. Image © Shai Gil

Cantos abertos têm a capacidade de abrir um espaço imensamente, misturando de forma invisível os ambientes internos com as áreas externas e proporcionando luz natural e paisagens. Sem paredes opacas delineando cantos e limites, os usuários podem se sentir muito mais conectados à natureza e uma casa, enquanto retêm a mesma metragem quadrada. Os arquitetos que procuram maneiras de expandir um espaço e tornar a vida ao ar livre mais fácil podem considerar as janelas de cantos abertos como uma maneira extraordinária de abrir um espaço à natureza.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Esquadrias de canto: ampliando os espaços para o exterior" [Open Corner Sliding Glass Doors: Towards a Light & Wide Architecture] 15 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945456/esquadrias-de-canto-ampliando-os-espacos-para-o-exterior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.