Casa Escada / Formative Architects

Casa Escada / Formative Architects - Imagem 2 de 37Casa Escada / Formative Architects - Imagem 3 de 37Casa Escada / Formative Architects - Imagem 4 de 37Casa Escada / Formative Architects - Imagem 5 de 37Casa Escada / Formative Architects - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  213
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Youngsung Koh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, DAELIM BATH, DOMUS METAL, Eagon Maru, Korea Brick, Trimble Navigation, ZWCAD
  • Arquitetos Responsáveis: Sungbeom Lee, Youngsung Koh
  • Equipe De Projeto: Juhyun Byun
  • Engenharia Estrutural: Dream Structure
  • Engenharia : GM EMC
  • Cidade: Jeju-si
Mais informaçõesMenos informações
Casa Escada / Formative Architects - Imagem 2 de 37
© Youngsung Koh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Escada encontra-se localizada na cidade costeira sul-coreana de Jeju, em um lugar conhecido como “Pyeongdae-ri”, que na língua nativa significa “terra ampla e plana”. A poucos quilômetros das praias mais visitadas da Coréia do Sul, o terreno encontra-se no meio caminho entre o mar e a floresta. Devido ao grande número de turistas que se dirigem à ilha todos os anos, o cliente pensou em construir uma casa não apenas para si, mas uma estrutura com a qual ele pudesse lucrar durante os meses de alta temporada. Desta forma, ele solicitou aos arquitetos um projeto de dois edifícios complementares e independentes mas conectados de modo a facilitar a manutenção da estrutura de aluguel sem no entanto abrir mão da privacidade de ambas as partes. A partir disso, foram estabelecidos três volumes de formas triangulares que se abrem para direções opostas, dando forma a uma série de pequenos pátios que se entrelaçam uns com os outros, simulando os principais elementos da exuberante paisagem de Jeju. 

Casa Escada / Formative Architects - Imagem 5 de 37
© Youngsung Koh
Casa Escada / Formative Architects - Imagem 34 de 37
Planta - 1º pavimento
Casa Escada / Formative Architects - Imagem 17 de 37
© Youngsung Koh

A partir de um minucioso estudo da paisagem insular, pensamos em segmentar o edifício em diferentes volumes, acomodando os diferentes programas na geografia complexa do terreno. Além disso, queríamos que a casa fosse como uma montanha, revelando-se aos poucos à medida que nos deslocamos ao redor dela — nos surpreendendo como se estivéssemos passeando ao longo da trilha de Olle. Através deste percurso, vamos nos encontrando com os distintos elementos que compõe a paisagem natural da ilha, revelando em determinados momentos o esplendor característico do céu azul de Jeju e em outros, a imensidão de sua paisagem litorânea. Através desta abordagem, o edifício – ou melhor, os edifícios –, proporcionam variadas perspectivas para a paisagem, ora em direção ao mar, ora em direção à floresta. De forma similar, a medida que subimos em altura, uma nova geografia vai sendo revelada, como se os edifícios fossem uma extensão da própria paisagem natural de Jeju. 

Casa Escada / Formative Architects - Imagem 10 de 37
© Youngsung Koh

De forma a fortalecer este vínculo entre arquitetura e paisagem, os arquitetos utilizaram materiais locais e cores que mimetizam o edifício em seu entorno natural. Em particular, como uma encosta íngreme, a fachada inclinada dos volumes foi transformada em uma espécie de arquibancada, ou escada, daí o nome: Casa Escada. Esta topografia construída proporciona aos edifícios uma personalidade dinâmica e estática ao mesmo tempo. Isso se deve ao fato de que estes edifícios foram concebidos como “degraus naturais”, ao invés de uma escada que simplesmente serve para vencer desníveis. Neste sentido, servindo como o principal elemento de conexão entre os espaços da casa, a escada torna-se também o elo entre a arquitetura e a paisagem.

Casa Escada / Formative Architects - Imagem 12 de 37
© Youngsung Koh
Casa Escada / Formative Architects - Imagem 31 de 37
Edifício A - Corte
Casa Escada / Formative Architects - Imagem 19 de 37
© Youngsung Koh

Interiormente, os volumes se organizam em diferentes níveis, definidos pelo grau de privacidade dos espaços. Os dois edifícios menores, acabados em tijolo aparente, são utilizados como apartamentos de aluguel e contam com uma área total de aproximadamente 50㎡ distribuídas ao longo de dois pavimentos. Ao escalonar o edifício, todos os espaços contam com vistas para o mar, incluso o quarto e o banheiro que, apesar de pequenos em área, podem desfrutar das agradáveis vistas para a paisagem desde o ponto mais alto da casa, conectando-se organicamente com os espaços da sala de estar no pavimento inferior.

Casa Escada / Formative Architects - Imagem 8 de 37
© Youngsung Koh

Quanto ao edifício residencial, o primeiro pavimento abriga os espaços de uso comum, os quais encontram-se intimamente conectados com o espaço de jardim, a cozinha e a despensa. O pavimento acima foi concebido como uma área de transição, acolhendo os espaços de recreação e trabalho. O terceiro e último pavimento, por sua vez, recebe os espaços mais íntimos da casa. A solução escalonada do volume permite que todos estes espaços estejam conectados visual e espacialmente, uma casa que se organiza por níveis abertos e integrados e não por paredes e áreas isoladas.

Casa Escada / Formative Architects - Imagem 14 de 37
© Youngsung Koh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Escada / Formative Architects" [The Stair House / Formative Architects] 14 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945398/casa-escada-formative-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.