Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture

Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - CadeiraHospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - CadeiraHospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Janela, CadeiraHospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Janela, FachadaHospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, CIN, DELABIE, Knauf, Luxaflex, Luxalon, POLYREY, Primus Vitória, Recer, Senda, Tarkett, VMZINC, Valadares, Vescom
  • Cliente: Hospor - Hospitais Portugueses, S.A.
  • Engenharia: Anorte, Lda.
  • Cidade: Vila Real
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Janela, Urbano
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetónico do Hospital da Luz - Vila Real teve por objetivo a reabilitação e adaptação de um edifício existente no Centro Histórico da cidade de Vila Real, a uma Unidade Hospitalar. O imóvel encontra-se em zona de Proteção da Sé de Vila Real e do Alto Douro Vinhateiro, e inserido na área de intervenção regida pelo Plano de Pormenor do Centro Histórico de Vila Real. Como ponto de partida, a imagem do edifício principal (zona da avenida principal) foi respeitada, propondo-se a reabilitação e beneficiação de todos elementos que se previam manter.

Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Janela, Fachada
© José Campos

Importa referir que o imóvel existente apresentava um desenho muito simples ao nível de volumetria e elementos caracterizadores de fachada. Elementos como as molduras de vãos, as caixilharias, as guardas de varandas, o desenho de beirado ou a ausência de cunhais, todos eles apresentavam um desenho muito simplista, sem qualquer reforço ou valorização dos elementos principais, características que se observam em outras edificações mais nobres do referido contexto.

Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Cadeira, Mesa, Pilar
© José Campos
Planta - Térreo
Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Imagem 11 de 19
© José Campos

A acrescentar, foi proposta a demolição de todo o interior do edifício e volumes existentes a tardoz, mantendo-se apenas a fachada principal e as duas fachadas laterais adjacentes do edifício principal, voltadas para a Sé e para o largo Conde d’Amarante. Para a zona tardoz da edificação, foi igualmente proposta a demolição de toda a edificação existente e a construção de uma nova volumetria com desenho de alçado e de volumes que se traduzem numa interpretação e estilização do edificado existente.

Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Janela, Cadeira
© José Campos

Importa também referir que o jogo dos referidos volumes minimiza o impacto da ampliação proposta. Os novos volumes são revestidos a pedra idêntica à existente (granito amarelo), com uma estereotomia que se relaciona com a métrica dos vãos e restantes elementos caracterizadores das fachadas. A métrica da estereotomia atribui escala humana à edificação conferindo maior proximidade à respetiva vivência e relação com o utente e utilizador do espaço urbano.

Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Mesa, Cadeira
© José Campos
Alçado poente

Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture - Janela, Fachada
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5000 Vila Real, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Luz Saúde Vila Real / OPENBOOK Architecture" 08 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945349/hospital-luz-saude-vila-real-openbook-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.