Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated

Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 2 de 64Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 3 de 64Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 4 de 64Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 5 de 64Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Mais Imagens+ 59

Nonthaburi, Tailândia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:DOF Sky|Ground
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Ayothaya, COTTO, Daikin, Guardion, HACO, Hafele, Lamitak, M&T, PS Lamp, TOA
  • Arquiteto Responsável: Cherngchai Riawruangsangkul, Thanakit Wiriyasathit, Tanakul Chookorn
  • Equipe De Projeto: Archimontage Design Fields Sophisticated
  • Construtora: Channarong Prangsorn
  • Engenheiro Estrutural: Chaianuchit Srihard
  • Cidade: Nonthaburi
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 39 de 64
© DOF Sky|Ground

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma enorme parede de 7,5 metros de altura foi posicionada na fachada oeste da casa, sendo dividida em vários segmentos, com diferentes tamanhos, espessuras, ângulos e direções. Revestida com uma cerâmica terracota, a parede serve de apoio para a cobertura translúcida, onde diversos pendentes foram localizados. Esses elementos decorativos situados na fachada da casa, em Pak Kret, Nonthaburi, não apenas a protegem da incidência de luz solar, mas também, intencionalmente, configuram uma interação entre a luz solar e do anoitecer.

Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 7 de 64
© DOF Sky|Ground
Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 56 de 64
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 35 de 64
© DOF Sky|Ground

O lote de 96m² está localizado atrás do mercado Sahakon3, em Pak Kret, Nonthaburi. Com o desejo de expandir a residência para um lugar não muito afastado do endereço original, o proprietário da casa escolheu este terreno adjacente para construir uma residência de dois pavimentos com 420m². A nova casa é composta por quatro quartos, sendo dois em cada pavimento,  além de uma sala de estar, jantar, e despensa no térreo, que possui um pé direito duplo. A cozinha foi alocada na parte posterior, ao lado de um depósito, uma área de serviço e uma lavanderia externa. A garagem para dois carros foi localizada sob uma grande varanda, ao lado da casa antiga.

Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 30 de 64
© DOF Sky|Ground

A casa, bem como a entrada principal, foram voltadas para a face oeste, sendo paralelas ao comprimento do lote e confrontando o mercado. As condições físicas do terreno proporcionaram luz solar praticamente o dia inteiro, tornando as áreas comuns da casa muito expostas. A solução foi, então, construir um enorme volume de sombreamento, que se eleva até a cobertura e ocupa quase a largura de toda a casa. Os brises fixos da parede se intercalam, permitindo que a luz do sol entre. A partir desta estratégia, a área de estar se tornou uma zona de amortecimento, onde a luz solar configura diferentes padrões e reflexos no piso. O movimento dos raios solares durante o dia é como uma dança, e a casa serve de cenário, onde as paredes de cerâmica terracota iluminam a passagem do tempo.

Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 51 de 64
© DOF Sky|Ground
Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 55 de 64
Planta - Segundo Pavimento
Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 43 de 64
© DOF Sky|Ground

A identidade da casa se dá também pela sua materialidade, desde a abundância de cerâmicas terracota, que cobrem a fachada sombreada até a superfície de concreto bruto, encontrada em todo projeto. O piso composto de agregados de cascalho, entre o interior e o exterior, possui padrões circulares, que respondem aos pendentes localizados na cobertura. Já as vigas de aço e madeira, proporcionam uma maior sensibilidade a casa, que desperta admiração entre aqueles que vivem no bairro.

Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated - Imagem 5 de 64
© DOF Sky|Ground

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pakkret / Archimontage Design Fields Sophisticated" [Pakkret House / Archimontage Design Fields Sophisticated] 08 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945299/casa-pakkret-archimontage-design-fields-sophisticated> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.