Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects

Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 2 de 14Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 3 de 14Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 4 de 14Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 5 de 14Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Mais Imagens+ 9

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3587
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daici Ano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Katsumata Metal Industry, LIKE Company Limited, Nabco, Sanwa, Takayama Brick Architects Design, Union, front
  • Arquitetos: Atelier Tsuyoshi Tane Architects
  • Conceito: Tsuyoshi Tane
  • Gestor De Projeto: Haruki Nakayama
  • Arquiteto Do Projeto: Valentino Pagani, Daisuke Maeda, Aoi Akimoto
  • Equipe De Projeto: Kuniyuki Okuyama, Matteo Broggini, Shota Yamamoto, Matteo Lunanova, Hiroki Sato, Yosuke Tsukamoto, Ryosuke Yago
  • Representante Do Projeto Do Museu: Starts Corporation Incorporated
  • Gestão Do Projeto Do Museu: N&A Incorporated
  • Gestor Geral Do Projeto: NTT Facilities Incorporated + NTT Facilities Tohoku Incorporated
  • Projeto De Estruturas Do Museu: Obayashi Corporation + Starts Cam
  • Projeto De Iluminação Do Museu: Izumi Okayasu Lighting Design
  • Projeto Geral De Estruturas: P.T.Morimura & Associates, Limited
  • Construção Do Museu: Starts Cam, Obayashi Corporation, Minami Kensetsu
  • Gestão Do Projeto Do Café E Loja: Strats Cam
  • Projeto De Estruturas Do Café E Loja: Yasuhirokaneda Structure
  • Projeto De Iluminação Do Café E Loja: Izumi Okayasu Lighting Design
  • Construção Do Café E Loja: Nishimura-Gumi
  • Cidade: Hirosaki
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 9 de 14
© Daici Ano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado no último dia 11 de junho, o novo Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki (MOCA) foi construído na pequena cidade que dá nome ao museu, poucos quilômetros à oeste de Aomori, a maior região produtora de maçãs do Japão.

Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 10 de 14
© Daici Ano
Planta - 2º pavimento
Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 3 de 14
© Daici Ano

Durante o processo de projeto, os arquitetos do Atelier Tsuyoshi Tane Architects (ATTA) buscaram inspiração na história local e nas estruturas pré-existentes: antigos armazéns de tijolos centenários que um dia serviram à produção de saquê e cidra. Inicialmente utilizados para a fabricação de álcool de arroz, estas estruturas foram sendo ampliadas para dar vazão à crescente produção de maçã na região. Com o passar dos anos a produção de cidra entrou em declínio e os armazéns passaram a cumprir a função de depósito. Foi então que, em 2017, os arquitetos do ATTA receberam o primeiro prêmio no concurso da prefeitura de Hirosaki para o desenvolvimento de um amplo projeto de reforma de um destas antigas plantas industriais, a primeira grande comissão recebida pelo jovem escritório de arquitetura japonês.

Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 5 de 14
© Daici Ano

Defendendo a preservação destas estruturas históricas e a “continuidade da memória” através da arquitetura, a proposta do ATTA apresentava uma abordagem de intervenção tão cautelosa quanto apropriada. A idéia central do projeto procurava restabelecer e resgatar a importância destas estruturas para a história da região e seus habitantes. Removendo tudo aquilo que não era necessário e estrutural, os arquitetos trouxeram de volta à vida a impressionante estrutura em tijolo aparente dos galpões, preenchendo os elementos faltantes de forma a devolver a solidez da estrutura como um todo. A nova cobertura de placas de titânio — na cor da cidra um dia foi produzida no interior dos galpões—, presta uma homenagem a antiga função dos edifícios. Durante o processo de reforma e adaptação dos edifícios de tijolo, alguns detalhes foram incorporados para aprimorar o desempenho sísmico e preservar os armazéns para o futuro.

Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 2 de 14
© Daici Ano
Planta - 1º pavimento
Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 7 de 14
© Daici Ano
Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 4 de 14
© Daici Ano

Ressignificado como um novo museu de arte contemporânea, o projeto dos espaços dos antigos galpões de produção de saquê e cidra foi concebido segundo uma abordagem “site-specific” e “time-specific”. “Site específico” significa promover o desenvolvimento de obras de arte que interajam com a arquitetura e a historia do lugar. O projeto desenvolvido pelo ATTA visa preservar o legado arquitetônico de Hirosaki, promovendo uma reaproximação da comunidade local com a memória do lugar através da arte, dando forma a uma instituição moderna porém, profundamente enraizada na história de Aomori e região. “Tempo específico”, é um conceito que serve para direcionar o caráter dos projetos expositivos desenvolvidos para o museu, proporcionando uma maior flexibilidade do espaço e do programa da instituição. A fim de revelar toda a exuberância do espaço das naves industriais restauradas, os espaços foram mantidos livres e abertos, podendo ser adaptados de acordo com as necessidades de cada proposta. Desta forma, o programa anual do museu procura adaptar-se às demandas de seu conteúdo, sem impor um calendário pré-definido ou prazos restritos para a realização das intervenções específicas.

Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 8 de 14
© Daici Ano

Em seu conjunto, o novo Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki é composto por uma série de instalações complementares: cinco salas expositivas, incluindo uma galeria com 15m de altura livre, uma galeria pública e três estúdios, uma biblioteca, uma loja e café do museu. Exteriormente, os visitantes são recebidos em um amplo pátio chamado de “estrada do museu”, um espaço público que marca o início deste percurso que pretende sobrepor passado e presente em uma experiência única e irrepetível.

Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects - Imagem 6 de 14
© Daici Ano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hirosaki, Aomori, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki / Atelier Tsuyoshi Tane Architects" [Hirosaki Museum of Contemporary Art / Atelier Tsuyoshi Tane Architects] 07 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945095/museu-de-arte-contemporanea-de-hirosaki-atelier-tsuyoshi-tane-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.