Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura

Quando um material se torna obsoleto porque não cumpre mais sua função original adequadamente ou simplesmente é relegado para segundo plano por causa de reformas, ampliações ou demolições - somando-se à pilha de entulho que se transformará em desperdício - na grande maioria dos casos ele pode ser reparado, reutilizado e reciclado para recomeçar um novo ciclo de vida. Entretanto, com alguns elementos de construção, esta recuperação representa um desafio maior do que com outros, e sua reutilização pode nem sempre ser tão simples. No caso de portas e janelas, por exemplo, a demolição ou desmontagem deve ser muito mais cuidadosa se houver interesse em reciclar tais objetos, e algumas inspeções devem ser realizadas posteriormente para verificar o estado das peças e considerar possíveis custos de reforma. Também é verdade que este interesse em recuperar itens antigos nem sempre está presente, já que em muitos casos os proprietários priorizam o uso de peças novas e regulares que proporcionam uma certa uniformidade a todo o projeto.

Um exemplo de como a recuperação de tais elementos pode ser realizada de maneira eficaz é o processo adotado pelo estúdio Flores & Prats no projeto para a Nova Sala Beckett. Elaborando um amplo inventário de mais de 100 plantas, o escritório catalogou todos os elementos antigos do edifício que, antes da reforma, formavam um mar de escombros sem valor aparente. Desta forma, eles puderam ter uma ideia da quantidade de ferramentas que tinham à disposição, compondo um amplo catálogo não só de portas e janelas, mas também de outras peças como maçanetas, mosaicos e ladrilhos, que foram posteriormente desmontados, recuperados e incorporados em diferentes locais do novo projeto.

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 11 de 12
Sala Beckett / Flores & Prats. Inventario de carpinterías existentes. . Image Cortesía de Flores & Prats

Seguindo esta linha, apresentamos uma seleção de dez projetos arquitetônicos que reutilizam portas e janelas antigas, ilustrando algumas formas de realizar estes processos de recuperação:

Cidade Digital / CHSarquitectos

  • Ano: 2005
  • Localização: Espanha

"Uma malha metálica peculiar envolve todo o projeto. Concebemos a gaiola como uma fachada que limita a borda externa do poço, levantando um acúmulo de perfis metálicos, armações de alumínio e placas perfuradas de várias cores: uma reciclagem de armações com diferentes acabamentos e placas de várias texturas que se comportam como uma tela protetora ortogonal e transparente, constitui uma peculiar gaiola de Faraday".

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 6 de 12
Ciudad Digital / CHSarquitectos. Image Cortesía de CHSarquitectos

Resaurante e Bar Ella / UXUS

  • Ano: 2007
  • Localização: Estados Unidos

"Com os princípios do 'luxo rústico' em mente, UXUS projetou um espaço de jantar que celebra a beleza essencial e a bondade contida em coisas simples. Um total de 500 janelas antigas húngaras com persianas embutidas foram recuperadas e colocadas nas paredes e teto, envolvendo os comensais em texturas e cores rústicas, enquanto cortinas brancas onduladas marcam e suavizam o espaço".

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 12 de 12
Ella Dining Room and Bar / UXUS. Image Cortesía de UXUS

Casa Cubo / PHOOEY Architects

  • Ano: 2013
  • Localização: Austrália

"Peças de materiais resgatados da demolição foram armazenados no terreno para reciclagem. Janelas existentes foram convertidas numa parede e claraboia. Portas de segurança de metal são convertidas em dispositivos de privacidades e de proteção solar. Telhas de ardósia são convertidas em montantes nas janelas e elementos da fachada exterior."

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 7 de 12
Casa Cubo / PHOOEY Architects. Image © Peter Bennetts Photographer

Residência Vegana / Block Architects

  • Ano: 2014
  • Localização: Vietnã

"As velhas janelas foram utilizadas como material principal para criar uma aparência distinta. Estas janelas estiveram muito presentes nas construções vietnamitas durante um logo período. Agora se reorganizam na nova fachada com diferentes cores e cobrem a antiga residência, envolvendo até o terraço e criando uma atração especial, assim como também uma harmonização com a antiguidade da área."

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 8 de 12
Casa Vegana / Block Architects. Image © Quang Tran

Casa Pública Kamikatz / Hiroshi Nakamura & NAP

  • Ano: 2015
  • Localização: Japão

"A cidade de Kamikatsu está comprometida com o desperdício zero, visando a uma sociedade de reciclagem sustentável. Para tornar o edifício um símbolo local, janelas de casas abandonadas foram colocadas para formar uma superfície de oito metros de altura. Recolhemos as janelas que haviam iluminado a cidade no passado e pretendemos que elas sirvam como lanterna de esperança para brilhar na cidade que luta com uma população em declínio."

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 10 de 12
Casa Pública Kamikatz / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fujii / Nacasa and Partners Inc.

Casa Collage / S+PS Architects

  • Ano: 2015
  • Localização: Índia

"O projeto adota a ideia de reciclagem e colagem de várias maneiras, desde o físico até o intangível. Uma linguagem visual que emerge do objeto encontrado. A fachada frontal dá o tom para o que está dentro, com um 'canto reciclado' que leva as janelas e portas das casas demolidas na cidade velha. Isto se torna um pano de fundo importante para a sala de estar".

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 9 de 12
Casa Collage / S+PS Architects. Image © Cortesía de S+PS Architects

Hostel Adventure / Integrated Design Office

  • Ano: 2015
  • Localização: Tailândia

"O edifício era usado para abrigar apartamentos de baixo custo. Após a demolição do interior, o estúdio encontrou muitas janelas, portas e blocos de madeira. Com uma abordagem econômica, a reutilização dos materiais demolidos tornou-se a ideia central do projeto. Os montantes de madeira das portas e paredes moldaram os móveis externos e o teto. Todas as janelas foram limpas, repintadas e colocadas para dar forma à fachada frontal."

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 5 de 12
Adventure Hostel / Integrated Design Office. Image © Boonchai Tienwang

A Casa Obsoleta - Omah Amoh / Gayuh Budi Utomo

  • Ano: 2016
  • Localização: Indonésia

"Esta casa se desenvolve a partir de materiais descartados aplicados tanto em seu projeto quanto na edificação. A porta foi despojada como um "tabuleiro", para que pudesse ser recriada para ser qualquer coisa. Isso pode permanecer como uma porta ou ser recriado como uma mesa, janela e muitos outros. Sua função convencional como uma porta é quebrada e tem uma nova função que pode ser considerada um pouco 'subversiva'."

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 2 de 12
Casa obsoleta / Gayuh Budi Utomo. Image © Mansyur Hasan

Graha Lakon / Andyrahman Architect

  • Ano: 2017
  • Localização: Indonésia

"Desde o princípio, o cliente recolhe materiais de madeira que sonha em usar como elementos arquitetônicos de seu edifício. Portanto, a madeira se converte num elemento para a fachada do edifício.Desde o exterior, a harmonia pode ser vista através da justaposição de tijolos e painéis de madeira com uma impressão aleatória."

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 4 de 12
Graha Lakon / Andyrahman Architect. Image © Mansyur Hasan

Barraco / Q&A

  • Ano: 2017
  • Localização: China

"Projetado pelo escritório de arquitetura Quarta & Armando (Q&A), o bar brasileiro Barraco usa materiais reutilizados, portas e janelas de edifícios demolidos em Xangai e objetos do jeito que foram encontrados para criar a atmosfera informal, desordenada e colorida das cidades tropicais."

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura - Imagem 3 de 12
Barraco / Q&A. Image © Dirk Weiblen

Este artigo é parte do tema do mês no Archdaily: Reciclagem de materiais. A cada mês exploramos profundamente um tema através de artigos, entrevistas, notícias e obras. Conheça mais sobre nossos temas aqui. E, como sempre, no Archdaily valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja publicar um artigo ou uma obra, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura" [Reutilización de puertas y ventanas en 10 proyectos de arquitectura] 09 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944990/reuso-criativo-de-portas-e-janelas-em-10-projetos-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.