Casa Quebrada / NPS Arquitectos

Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada, ConcretoCasa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Concreto, CorrimãoCasa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa Quebrada / NPS Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Equipe De Projeto: Rui Neto, Sérgio Silva
  • Engenharia: Tisem Engenharia, Lda
  • Construção: ACA Sociedade de Construções, Lda
  • Insfraestrutura: Brisco, Instalações e Serviços, Lda
  • Marcenaria: José Reis e Filhos, Carpintaria e Mobiliário
  • Metálica: Metaldri, Construções Metálicas, Lda
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Cunha Pimentel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Terá sido porventura algumas horas depois de ter ecoado na telefonia a “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso, 2ª canção ‘senha’ de uma revolução que iria libertar Portugal de um regime ditatorial, no dia 25 de Abril de 1974, que um percurso que tinha sido iniciado uns meses antes, foi abruptamente interrompido. A obra terá sido abandonada nesse mesmo dia, tendo se tornado uma espécie de ruína contemporânea de um edifício de habitação perfeitamente anónimo.  42 anos depois o processo seria retomado, no momento em que foi iniciado o trajeto para tornar esta peculiar parcela de terreno numa Casa – Atelier. 

Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Cunha Pimentel

O terreno, de configuração excêntrica, contido numa malha urbana irregular, por vezes precária e industrial, mas consolidada, e profícuo em dobras e quebras, tem a particularidade de ser muito exíguo na área central, alargando ligeiramente de forma desigual, quer para norte, quer para sul. O resultado do seu abandono foi a existência de uma estrutura em betão armado (vigas-pilares), bastante generosa, quase excessiva. 

Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Corrimão, Viga
© Cunha Pimentel
Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Cunha Pimentel

A proposta, que tentou preservar ao máximo a estrutura existente, surge do diálogo/debate entre essa estrutura e a nova. A escada, colocada no local com menor dimensão do terreno, e, por isso, localizada numa posição de centralidade, surge como o novo elemento estrutural que concilia em si a estabilização do conjunto. Toda a estrutura secundária é em vigamentos de madeira, reduzindo ao máximo a carga sobre a estrutura existente. As deformações planimétricas do terreno, acabam por se repercutir na secção, desdobrando os dois níveis que perfazem a cércea do edifício para a via pública (norte) em três sub-níveis para o interior do logradouro (sul). Apesar da irregularidade geométrica, procurou-se estabelecer uma permeabilidade entre as suas partes, que, mais do que a função que integram, procuram ser espaços versáteis com especificidades espaciais e luminosos, capazes de albergar múltiplas utilizações, quer sejam de trabalho, lazer, repouso ou contemplação.

Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Cunha Pimentel
Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores, Vidro, Corrimão
© Cunha Pimentel

A casa abriga-se do exterior, ora encerrando-se através de duas grandes empenas cegas e recortadas (nascente e poente), ora encerrando-se para a via pública (norte) através de uma fachada pontuada por um postigo e um pátio com luz zenital, para, logo a seguir, se relacionar de forma mais generosa com o interior do logradouro (sul). O edifício surge como uma unidade compacta, um refúgio com relações recorrentes entre espaços interiores e exteriores, mas sempre íntimos. A luz natural, de forma vibrante, ora desvenda e anima, ora recorta e omite a ‘doce desordem’ da composição espacial. 

Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Cunha Pimentel

A quase inexistência de acabamentos, acaba por exponenciar uma tensão entre a crueza das superfícies e o adorno provocado pelas juntas dos materiais, como o betão, o bloco de betão, o marmorite e os painéis, quer de madeira natural, quer de derivados de madeira.

Casa Quebrada / NPS Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Cunha Pimentel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oporto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quebrada / NPS Arquitectos" 02 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944902/casa-quebrada-nps-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.