Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio

Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, MesaApartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Chuveiro, VidroApartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Iluminação, Bancada, PrateleiraApartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: MARCOZERO Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acier, Deca, Granitorre, Hauz, Lumax, Lumini, REKA, Securit
  • Arquitetos Responsáveis: Davi Eustachio, Pedro Coltro, Thiago VIta
  • Engenharia: Hauz
  • Cidade: República
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no icônico Edifício Louvre, projetado pelo arquiteto paulistano João Artacho Jurado na década de 1950, propusemos a demolição quase total das alvenarias existentes do apartamento reorganizando o espaço, trazendo amplitude e adequando o programa a dinâmica contemporânea. Buscamos fazer uma homenagem a este edifício simbólico, usando suas cores na composição do projeto.Criamos um volume organizador metálico azul que, além de dividir os ambientes, concentrar as principais áreas molhadas do apartamento, também é um elemento de característica escultórica, dando identidade ao projeto.

Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Pedro Napolitano Prata
Planta - Proposta
Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Iluminação, Bancada, Prateleira
© Pedro Napolitano Prata

A cozinha, que ocupa uma das laterais principais deste volume, voltada para a sala, integra o espaço da cozinha com a mesa de jantar, encostada no pilar de concreto aparente. Na face de menor dimensão, o volume metálico está voltado para a sala de TV, conformando uma estante que organiza a própria TV e todos os aparelhos eletrônicos, assim como área de armazenamento.

Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Pedro Napolitano Prata
Isométrica
Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Pedro Napolitano Prata

Por último, a face oposta à cozinha, concentrando o lavabo, este com um tratamento de cor e textura contrastante ao volume metálico azul. Todo revestido em ladrilho hidráulico, cor salmão, inclusive o forro, cria uma atmosfera lúdica que surpreende o visitante ao abrir a porta, que se depara com essa “caverna” roseada. Por fim, na mesma face, porém com uma porta separando os ambientes, a área de serviço. Próximo a este volume, o antigo dormitório dos funcionários, hoje, um depósito que serve tanto de área de armazenamento quanto apoio a área de serviço. Com uma porta em vidro telado, permite a passagem de luz natural até a sala de TV.

Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Pedro Napolitano Prata

Partindo do principio que, com exceção do quarto e dá sala, colocamos todas as alvenarias existentes a baixo, projetamos um novo banheiro para o antigo quarto, agora uma suíte espaçosa. Afim de trazer luz natural ao banheiro, propusemos uma janela em fita alta, sobre o armário do quarto, conectando banheiro e quarto, trazendo a luz natural vinda da janela existente.

Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Chuveiro, Vidro
© Pedro Napolitano Prata

Cozinha, sala de jantar, sala de estar e varanda, se encontram praticamente no mesmo ambiente, dando amplitude ao espaço. O que basicamente define os espaços, são os diferentes tratamentos de piso. Circundando o volume azul e na varanda, um piso de granilite branco, com pequenas variações de britas, pretas, cinzas e brancas. No banheiro da suíte, o mesmo granilite, apenas a área do box, tratamos com ladrilho hidráulico azul. Os ambientes restantes, sala de jantar, sala de estar e quarto, mantivemos o piso de taco original, delimitando bem os espaços.

Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira
© Pedro Napolitano Prata

Em um nível privilegiado, o apartamento paira sobre a copa das árvores da praça Dom José Gaspar e da biblioteca Mario de Andrade, o que nos possibilitou trazer a vegetação para dentro do ambiente através de arranjos de plantas selecionados, criando uma relação próxima entre área externa e interna.

Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. São Luís - República, São Paulo - SP, 01046-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Louvre / MARCOZERO Estúdio" 31 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944821/apartamento-louvre-marcozero-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.