Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos

Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, CorrimãoCasa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoCasa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Mais Imagens+ 13

Aracajú, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Autores: Guile Amadeu, Rodrigo Lacerda
  • Equipe De Projeto: Diego Régis
  • Projeto Estrutural: Almeida Oliveira Engenharia
  • Cidade: Aracajú
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesia de Coletivo de Arquitetos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da residência parte de duas ideias básicas: o desejo de um engenheiro de estrutura metálica por morar em um “galpão”, com espaços fluídos e integrados, e uma releitura da tradicional volumetria de “casa”: o prisma retangular com telhado de duas águas foi redesenhado tecnologicamente e esteticamente criando uma arquitetura particular, sóbria e acolhedora para a família.

Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesia de Coletivo de Arquitetos
Planta - Térreo
Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Corrimão
Cortesia de Coletivo de Arquitetos

A materialidade da residência busca evidenciar seu caráter industrializado. Enquanto a estrutura metálica aparente se apresenta de forma marcante, os guarda corpos, a escada e a estante em chapas de aço apresentam a leveza visual do aço. Os fechamentos em dry wall assim como os acabamentos internos, piso em granilite branco e o forro em OSB complementam a linguagem da obra, que de forma geral, desempenhou uma execução limpa, com baixa produção de entulho e perda de material.

Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
Cortesia de Coletivo de Arquitetos

A casa se volta predominantemente para o leste buscando aproveitar ao máximo a brisa marinha que cruza a casa até encontrar o jardim da face oeste. As fachadas laterais receberam janelas com golas de concreto que captam a ventilação que naturalmente não cruzaria a edificação. Uma série de brises metálicos unificam a materialidade da obra a sua preocupação bioclimática, permitindo a ventilação contínua enquanto barram a insolação e arrematam a volumetria, de modo que durante a maior parte do dia todo o interior da residência se mantem confortavelmente sombreado, porém recebendo iluminação indireta.

Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Aço
Cortesia de Coletivo de Arquitetos

A espacialidade da disposição dos programas e acabamentos busca a máxima integração dos ambientes e interação da família, de modo que existem comunicação visual entre todos os ambientes do térreo e com o jardim, por outro lado busca-se preservar intimidade dos quartos no pavimento superior.

Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos - Fotografia de Exterior
Cortesia de Coletivo de Arquitetos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Maikai / Coletivo de Arquitetos" 30 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944670/casa-maikai-coletivo-de-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.