Armazém comunitário e hospedaria Alfondac / Aixopluc

Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaArmazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraArmazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, MadeiraArmazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de InterioresArmazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Aixopluc
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Garnica Plywood, Huhuet Mallorca
  • Arquiteto Responsável: David Tapias
  • Equipe De Projeto: Ricard Pau
  • Cidade: Reus
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Cozinha
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Al-fondaq é uma palavra árabe para um edifício que é tanto uma estadia para pernoite de viajantes e comerciantes, quanto um armazém comunitário e local de comércio de grãos excedentes. É o prelúdio espacial do mercado. É o antepassado direto da palavra "fonda". Este nome é uma homenagem à herança muçulmana de nosso território do Camp de Tarragona. Alfondac é uma pousada, não é um novo conceito de hotel, é uma ideia arcaica. Um ato fundador de arquitetura e a hospitalidade. Receber a outras pessoas, estrangeiros ou amigos, estranhos ou iguais.

Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© José Hevia
Axonométrica
Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Madeira
© José Hevia

Alfondac está sempre em construção, melhorando e se transformando constantemente. Valorizamos suas emoções e pensamentos durante e após sua estadia para nos ajudar no aperfeiçoamento constante de cada espaço, componente e parte. Um protótipo habitável. Cada um dos habitats que compõem o Alfondac questiona um paradigma do que é um espaço doméstico. Este é um Living Lab focado em como cada uma de suas necessidades..

Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© José Hevia

Em Alfondac testamos e apresentamos nosso sistema Homeful, uma família de componentes modulares para a casa que permite uma transformação rápida, econômica e duradoura de edifícios que foram abandonados por muito tempo, sugerindo múltiplas situações que cada habitante pode facilmente configurar de acordo com as mudanças das necessidades diárias, semanais, sazonais ou vitalícias. Seus materiais e processos construtivos têm um impacto muito baixo sobre o meio ambiente e podem ser montados com ferramentas simples de bricolagem.

Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Bancada
© José Hevia
Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Como podemos voltar a habitar locais abandonados da forma mais econômica, rápida e previsível para que estes não só voltem a ser habitáveis, mas também respondam às necessidades contemporâneas e cotidianas dos seres humanos?

Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Vidro
© José Hevia
Planta
Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Porta
© José Hevia

Se concentrarmos nossos esforços em um projeto muito compacto, os custos de serviços e materiais serão minimizados, e o espaço livre para os habitantes será maximizado para que eles o transformem como eles acharem melhor. Esta conjunção de atividades é também uma oportunidade para explorar relações inesperadas entre a divisão tradicional dos espaços domésticos que ainda têm uma forte carga patriarcal e higiênica, diluindo seus limites e aproximando-os de formas de vida mais livres e corajosas.

Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Banheiro
© José Hevia

A primeira experiência deste sistema foi implementada na reciclagem de um antigo estúdio de fotografia na Raval Santa Anna, em Reus. Aqui, desenvolvemos uma família de coberturas de granilite de 100x100 centímetros, fabricada por Huguet Mallorca. Cada uma das peças da série responde a uma lógica de "dois por um", onde as atividades tradicionalmente separadas de cozinhar e tomar banho podem coexistir. Por exemplo, toda a superfície da parte superior da cozinha se torna uma pia, com duas profundidades e áreas diferentes para lavar e manusear alimentos, secar utensílios de cozinha e higiene pessoal.

Armazém comunitário e hospedaria Alfondac /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Vidro, Bancada
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Reus, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Armazém comunitário e hospedaria Alfondac / Aixopluc" [Almacén comunitario y vivienda para viajeros Alfondac / Aixopluc] 28 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944540/armazem-comunitario-e-hospedaria-alfondac-aixopluc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.