Apartamento AM / TwoBo arquitectura

Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 2 de 20Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 3 de 20Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 4 de 20Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 5 de 20Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: TwoBo arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chef d'oeuvre, Davide Groppi, JUNG, Marset, Trimble Navigation, Vola
Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 2 de 20
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Partir de 120 anos de história é sempre perigoso. A história e os acontecimentos desses anos podem acabar encobrindo tudo com seu peso, sem abrir novas perspectivas de mudança. Ao mesmo tempo, agir de maneira oposta, esquecer tudo e começar do zero, como já foi feito tantas vezes, parece desrespeitoso.

Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 5 de 20
© José Hevia
Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 15 de 20
Planta - Proposta
Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 13 de 20
© José Hevia

Com isso em mente, esse projeto encontra o caminho intermediário. Por um lado, preservando os elementos originais característicos, como o piso em mosaico nolla e as molduras do teto. Por outro lado, eliminando as partições que travavam a planta no projeto original, a qual é muito subdividida e não ia muito de acordo com os desejos dos clientes. Nesse processo, decide-se por remover as diferentes camadas da casa até encontrar as paredes de tijolos feitas manualmente, os círculos de cerâmica nos tetos, as marcas de construção nas paredes e etc.

Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 4 de 20
© José Hevia

A partir do resultado dessa remoção, uma série de intervenções foram propostas, sem deixar cicatrizes no mosaico e ao mesmo tempo sem atingir o teto, revelando as contínuas estruturas catalãs nos novos volumes.

Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 7 de 20
© José Hevia

O projeto buscou um equilíbrio entre duas linguagens construtivas: a antiga, baseada na colocação manual, peça por peça, argamassa e água; E a nova: a construção a seco, com armação de carvalho e intradorso de madeira pintado. O velho sobrevive sem ser um peso e o novo é anexado sem partir de uma tabula rasa. 

Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 3 de 20
© José Hevia
Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 16 de 20
Estrutura
Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 9 de 20
© José Hevia

A planta é tratada simetricamente. Nas extremidades, dois grandes espaços nobres preservam o piso e as molduras da distribuição original. De um lado, a sala principal e o banheiro, do outro lado, em um espaço maior que o original, a sala de jantar, a cozinha, a sala de estar e a galeria se seguem. Este último foi concebido como um grande terraço que, por meio de um sistema de portas dobráveis, poderia ser interior ou exterior.

Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 8 de 20
© José Hevia
Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 17 de 20
Estrutura - Cozinha
Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 6 de 20
© José Hevia

No centro do piso, o corredor original é eliminado e é criada uma sequência de espaços escalonados que, adicionados aos novos anexos, permitem diagonais visuais mais amplas. Neste centro é onde a construção original é mais enfatizada, deixando as paredes de tijolos e os tetos com um toque catalão a partir das vigas de aço e das janelas originais.

Apartamento AM / TwoBo arquitectura - Imagem 10 de 20
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Provincia de Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento AM / TwoBo arquitectura" [Apartamento AM / TwoBo arquitectura] 24 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944313/apartamento-am-twobo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.