Dois Trópicos / MNMA studio

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de InterioresDois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, PilarDois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraDois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, PrateleiraDois Trópicos / MNMA studio - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: MNMA studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Klotz
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

“... the front door continues to appeal to our sense arrival. Call it the ceremony of coming home.”
Akiko Busch

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores
© André Klotz

Todo material tem suas próprias características e limites de definição. Trabalhar no limiar do que é possível - no limite do que ainda está dentro da natureza de um material, em vez de desafiá-lo - pode ser um território criativamente fértil para avançar o pensamento e aperfeiçoar a técnica.

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Dormitório
© André Klotz

A materialidade constrói os planos que se cruzam e torna-se veículo para um ritmo tonal, a imersão resultante traz uma nova intimidade ao grão de um espaço arquitetônico. Um projeto comercial que cria uma experiência de receber em casa com a nostalgia do tempo, usando matéria natural, o processo humano, a condução na escala artesã com uma narrativa de uma arquitetura feita para não ser perfeita, e sim possivel.

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores
© André Klotz

A terra* conta uma alegoria ao longo do dia, com o movimento da luz, paredes pisos e tetos não são limites ou restrições; cada superfície finita  é um meio através do qual a luz pode se expressar e o tempo gradativamente agir no próprio material, é possível envelhecer, é possível retornar a algo imbuído de simplicidade, familiar, e ficar confortável com uma cozinha sem complicação, com sabores.

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© André Klotz
Dois Trópicos / MNMA studio - Imagem 31 de 33
Corte
Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira
© André Klotz

Pigmentações com terra natural para os processos de queima da tijolaria feita em Olaria artesã, aproximando o desenho técnico e controlado ao limite do exercício empírico do gesto de moldar tijolos artesanalmente. A própria terra projetada nas paredes e forros tornando o próprio material base em fim de plasticidade. Desenhar se tornou um gesto sensibilizado para conduzir a imersão no espaço aos menores detalhes e variações de tom e textura ou até mesmo uma pausa e quando chove, "o cheiro de terra molhada".

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© André Klotz

A forma da escada foi moldada manualmente em madeira dentro da própria obra com sobras de materiais, o rigor do desenho técnico abraçou pequenas deformações, sinal de uma  escala íntima e gestual.

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Banheira, Chuveiro
© André Klotz

Em contraponto a fachada extremamente calculada, desenhada e desenvolvida para seguir o traço, com policarbonato, material tecnológico,  reciclável, pensado para eficiência da luz, com as aberturas de tal forma a não precisar de ventilação mecânica ou ar condicionado. A ideia era provocar a cidade com um elemento contemporâneo que quando aberto trouxesse o reencontro ao passado, as técnicas ancestrais de construção e uma sensação de espaço/tempo terroso, moroso, "em em casa".

Dois Trópicos / MNMA studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela
© André Klotz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Dois Trópicos / MNMA studio" 24 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944298/dois-tropicos-mnma-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.