Apartamentos La Escondida / Francisco Pardo Arquitecto

Apartamentos La Escondida / Francisco Pardo Arquitecto
Puerto Escondido, México
  • Líder De Projeto:Wilfrido Estrada
  • Equipe:Rosa Medrano, Karen Burkart, Víctor Cruz, Iván Saucedo, Vania Torres, Tiberio Wallentin
  • Desenvolvimento:Gumaro Lizárraga, GLM Comunicaciones
  • Mobiliário Casa Muestra:La Metropolitana
  • Construção E Mobiliário Fixo:Alfonso Suarez, Factotum Arquitectura
  • Cidade:Puerto Escondido
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações

© Onnis Luque© Mauricio Guerrero© Onnis Luque© Onnis Luque+ 44

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este conjunto se adapta à topografia do terreno, tentando imitá-lo e não competir com ele. Densidade máxima, privacidade máxima, vista máxima. As unidades parecem casas, não apartamentos, devido à topografia e ao grande terraço externo. Todas as unidades têm a melhor vista possível, a mais importante das quais é o Oceano Pacífico.

© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque

"La Escondida" está localizada a 50 metros da majestosa costa do Pacífico mexicano, em um lugar estratégico de Puerto Escondido, Oaxaca: um penhasco ao lado do farol. Em um lugar característico por sua atmosfera local, praias extraordinárias e topografia peculiar, o projeto foi projetado para ser totalmente adaptado ao contexto - com uma variação de 20 a 40º-, baseado em uma sequência de escalonamentos, rotações e pátios intermediários. Isto criou um padrão comum, replicável entre as unidades, que permitiu vistas incríveis de mais de 180º, ventilação e iluminação naturais em cada uma, e um percurso complexo que gera uma experiência única para o usuário.

© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque

O conjunto busca gerar a simbiose entre a arquitetura, o oceano e a relação que estes têm com o usuário por meio do jogo de luzes e arremates visuais.

© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero

O programa de todas as casas consiste em três dormitórios e uma sala de estar/jantar, além de um terraço de 70m2 na unidade do pavimento inferior. O terraço privado tem a função de melhorar a vista de cada unidade e permitir a privacidade entre vizinhos por meio de jardineiras perimetrais. Cada casa tem uma pequena piscina privada, e nos telhados das unidades superiores estão as áreas comuns divididas em três zonas: ao leste, a mais alta, a área de descanso e o bar; ao centro, a piscina principal e a área ensolarada; e ao oeste, uma pequena piscina para crianças.

© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero

O acesso a cada unidade se dá através de passarelas naturais: dois jardins que reproduzem a inclinação natural do terreno e se estendem até o mar para facilitar a ventilação natural das unidades. Isto, juntamente com sua orientação, os balanços que geram sombra e vento cruzado através dos terraços, e as paredes laterais, ajudam a tornar desnecessário o uso de ar condicionado nas casas. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque

O projeto é construído inteiramente com uma estrutura simples de concreto armado, paredes de bloco, cimento, areia e lajes nervuradas. Este sistema nos permitiu ser muito eficientes com o sistema de construção da área e, ao mesmo tempo, fazer uma estrutura sólida que resistisse aos terremotos característicos da região.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Os principais acabamentos dentro e fora das unidades são Chukun, peças de cimento e madeira local "Macuil".

© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero
© Onnis Luque
© Onnis Luque

O complexo é composto por 16 unidades de 150m2 internos cada uma, mais terraços. As unidades seguem a mesma planta, o que muda é a posição, a relação com a natureza, as vistas e a topografia.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Cada unidade tem de dois a três dormitórios e um grande terraço. Utilizamos a densidade máxima permitida no local, as unidades estão juntas, mas mesmo dentro desta saturação conseguimos ter 100% de privacidade entre elas e, por conta da implantação, elas se parecem mais com casas do que com apartamentos.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Os apartamentos são destinados à venda e seu principal mercado é composto por turistas que passam temporadas na costa de Oaxaca vindos da Cidade do México, EUA e Canadá.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto Escondido, Oax., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos La Escondida / Francisco Pardo Arquitecto" [Villas La Escondida / Francisco Pardo Arquitecto] 23 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944238/apartamentos-la-escondida-francisco-pardo-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.