Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto

Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCasa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, VigaCasa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de InterioresCasa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Interiores, VidroCasa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Mais Imagens+ 15

Campinas, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  464
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adriano Pacelli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcoa, Deca, Decortiles, Finottato, Nacional Telha, Nemetschek, Roca, Schneider Electric, Tramontina, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Frederico Trevisan
  • Equipe De Projeto: Stephanie Guazzelli, Mariana Mariano, Isabela Dotta, Natan Ferreira
  • Cidade: Campinas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Adriano Pacelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio ao tecido urbano de Campinas, em um resquício de mata nativa, está imersa a Casa BD. A demanda do cliente por um refúgio, encontrou nesse terreno de características únicas, o contexto ideal. Suas dimensões e vegetação exuberante trouxeram para o projeto características inusitadas para uma residência em meio à cidade, criando uma atmosfera ideal ao convívio e contemplação da natureza.

Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Adriano Pacelli

A orientação solar, topografia e o posicionamento das árvores orientaram a implantação e volumetria do projeto. Sua divisão em três blocos permitiu a preservação das árvores existentes, além de favorecer a criação de aberturas com grande aproveitamento da luz natural bem como dos diversos enquadramentos da vista da mata. O projeto possui grande integração com o ambiente externo, mas ainda assim resguarda a privacidade dos moradores em relação à rua e vizinhos. O acesso principal da casa se dá pela conexão entre os dois blocos principais, um que abriga os espaços de serviço e a área social e o outro, os dormitórios e sala de TV. A garagem fica no terceiro bloco, destacado do corpo principal da casa.

Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Adriano Pacelli
Planta - Térreo
Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Interiores, Vidro
© Adriano Pacelli

Nas áreas de convívio social, foram criadas amplas aberturas, estabelecendo grande fluidez espacial entre o interior e exterior. A inclinação da cobertura da sala dirige o olhar à mata e também ao deck, que é peça fundamental do projeto, articulando as áreas social, íntima e jardim. Dividido em dois níveis, ele oferece espaços de estar e contemplação da mata. Sua a escada dispõe de degraus alongados, que convidam a apreciação da vista.

Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Adriano Pacelli

A sobriedade das cores e materiais de acabamento dão unidade ao projeto e deixam o protagonismo para a mata, ponto principal de atenção dos moradores e visitantes.

Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adriano Pacelli
Cortes
Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adriano Pacelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BD / Frederico Trevisan Arquiteto" 15 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943768/casa-bd-frederico-trevisan-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.