Casa em Fontainhas / fala

Casa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Porta, Corrimão, VigaCasa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa em Fontainhas / fala - Mais Imagens+ 4

Oporto, Portugal
  • Arquitetos: fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  255
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Loureiro
  • Equipe De Projeto: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Peixoto Rude, Lera Samovich, Elisa Sassi, Paulo Sousa
  • Arquiteto Paisagista: Pomo
  • Contratante: civiflanco lda
  • Cidade: Oporto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Fontainhas / fala - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está estruturado em estruturas espaciais antagônicas sobrepostas. O térreo é concebido como um espaço ininterrupto definido por uma parede curva livre. É uma sala volátil, com apenas um canto e duas superfícies brancas contínuas que se abrem para o jardim vívido. Suas elevações internas são cuidadosamente calculadas.

Casa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Ricardo Loureiro
Casa em Fontainhas / fala - Imagem 9 de 9
Diagrama
Casa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Porta, Corrimão, Viga
© Ricardo Loureiro

Por outro lado, o primeiro andar é uma composição de salas complexas e colisões rítmicas de diferentes geometrias, uma sequência de espaços irregulares. A complexidade é introduzida para acomodar todos os programas necessários, adaptando-se ao perímetro estreito do site. Um conjunto de vigas de madeira igualmente distanciadas que sustentam o teto causa interseções inconvenientes.

Casa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Ricardo Loureiro

Em contraste com as ordens espaciais opostas, a materialidade mantém a casa unida. Paredes brancas e fluidas ficam presas entre pisos de madeira listrada e tetos azuis claros, perturbados de vez em quando por portas azuis planas, toques de mármore ou uma cozinha rosa.

Casa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Ricardo Loureiro

A fachada traseira reflete didaticamente os três pedidos. O piso térreo é completamente aberto para o jardim, enquanto no primeiro andar uma única janela enquadra uma certa perspectiva do contexto denso. A cornija de concreto listrado é introduzida em ambas as elevações e um círculo azul, alinhado com uma coluna rosa desnecessária, encerra a composição peculiar. Um piso térreo se dissolvendo no jardim, um piano nobile precisamente dividido, um telhado obstinado.

Casa em Fontainhas / fala - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Chuveiro, Vidro
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em Fontainhas / fala" 16 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943695/casa-em-fontainhas-fala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.