Casa Vikki / Curious Practice

Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 2 de 33Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 3 de 33Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 4 de 33Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 5 de 33Casa Vikki / Curious Practice - Mais Imagens+ 28

Wickham, Austrália
  • Arquitetos: Curious Practice
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Katherine Lu
  • Arquiteto Responsável: Warren Haasnoot
  • Equipe De Projeto: Greg Lee, James Ellis, Chris Bourke, Nina Mocke, Angus Vinden
  • Cliente: Vikki Green
  • Execução: Built by Eli
  • Engenharia: Skelton Consulting Engineers
  • Paisagismo: Curious Practice and Built by Eli
  • Cidade: Wickham
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 6 de 33
© Katherine Lu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um terreno propenso à inundações em Newcastle, este é um tipo de arquitetura que desafia os ideias suburbanos existentes e enfrenta a ameaça da mudança climática e a acessibilidade da moradia. Esta casa de várias gerações se concentra em como os clientes querem viver e ocupar o espaço, em vez de obter uma lista com o número de cômodos.

Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 4 de 33
© Katherine Lu

O primeiro espaço da casa é o pátio de entrada que conecta a rua, o porão e o jardim ao segundo pavimento, onde estão localizados o escritório e a habitação principal. Quando se entra na casa, o espaço oferece uma certa privacidade, criando uma área de estar ao ar livre, voltada para o norte e protegida do sol oeste. Devido ao risco de inundação, a elevação imposta pelo município, de 1.6 m de altura, significa que o interior é construído sobre um bloco. O desafio de levantar a casa do solo se tornou a maior oportunidade.

Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 3 de 33
© Katherine Lu
Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 13 de 33
© Katherine Lu

O subsolo, que não foi destinado a uma garagem ou área de serviço, atua como um espaço importante para o sucesso da casa. Protegido pela casa no andar de cima, mas aberto para o jardim, fornece uma adição generosa aos espaços interiores. Acima, uma única laje plana envolve todo o pavimento. Os banheiros e os dormitórios estão no nível superior. Separadas apenas por persianas de madeira, as áreas de estar são generosas e abertas. Transitar entre espaços e alturas diferentes evoca a sensação de que se está navegando entre níveis do terreno, em vez de se mover de uma sala para outra ou de fora para dentro. Isso permite que a casa tenha um nível de conforto e flexibilidade, mesmo que haja muitas pessoas.

Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 14 de 33
© Katherine Lu
Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 29 de 33
Planta - Térreo
Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 15 de 33
© Katherine Lu

A resolução agradável, e às vezes até lúdica, das matérias-primas "inacabadas" permite aos habitantes flexibilidade e oportunidade de se expressar. Os materiais utilizados são apenas os necessários e a marca do tempo é evidenciada através dos detalhes aparentes da construção.

Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 21 de 33
© Katherine Lu
Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 32 de 33
Corte
Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 19 de 33
© Katherine Lu

Este enfoque se refere ao projeto de marcenaria, tubulações aparentes e iluminação personalizada. Intimamente organizado, este é um lar multigeracional que não presume a separação entre os membros da família. Apenas o espaço do estúdio, localizado em uma varanda com vista para o pátio de entrada, pode ser entendido como um local íntimo. Se você visitar esta moradia, com seu espaço elementar, quase primitivo juntamente com o tratamento dos materiais, a sensação é de sentir-se em casa.

Casa Vikki / Curious Practice - Imagem 5 de 33
© Katherine Lu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vikki / Curious Practice" [Vikki’s Place / Curious Practice] 10 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943376/casa-vikki-curious-practice> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.