Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura

Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, BancadaApartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Cadeira, VigaApartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Madeira, VigaApartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, DormitórioApartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa do Parquet, EXS, Elegance Design, Gama Concept, Grau Acabamentos, Gravura Galeria, Luminare, Móveis Monte Castelo
  • Equipe De Projeto: Felipe Stockler, Guilherme Dihl, Rafael Bini, Vinicius Martini
  • Engenharia: Paralelo 30 Arquitetura
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Janela, Viga
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado no bairro Rio Branco, na cidade de Porto Alegre. Foi projetado sob o desafio de encontrar o equilíbrio entre um projeto minimalista, com aplicação de poucos materiais, e um ambiente confortável, diretriz trazida pelos clientes: Um casal jovem com filhos gêmeos recém-nascidos, que buscam conforto e elegância para amenizar o impacto do agitado bairro em que o edifício está inserido.

Planta - Proposta
Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marcelo Donadussi

Amplitude espacial, organização funcional e linhas modestas foram as estratégias utilizados nesse projeto, para que as diretrizes e as expectativas dos clientes fossem alcançadas. A edificação, construída na década de 80, dava ao apartamento ambientes e uma característica que diverge da vida cotidiana de um jovem casal atual. Espaços como vestíbulo, dormitório de hóspedes e áreas compartimentadas não faziam parte do programa de necessidades apresentado. As alvenarias existentes sofreram alterações pontuais para que a área social se tornasse a protagonista do projeto, que é composta pela integração da sala de estar e a cozinha, resultado alcançado graças a relocação do antigo lavabo. Materiais leves e elegantes como madeira natural e o MDF branco, resultam em um caráter de aconchego e amplitude.

Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Iluminação, Corrimão
© Marcelo Donadussi
Axonométrica

Os móveis foram projetados acompanhando as alvenarias, onde se mimetizam com a estrutura do apartamento. Com o objetivo de serem discretos aos olhos do observador, criando espaços de armazenamento e resultando em um ambiente limpo e organizado. O plano de MDF amadeirado percorre a sala de estar e cozinha, servindo como um delimitador entre os espaços, criando ambientes íntimos para o casal e os gêmeos recém-nascidos.

Na área social, o piso de madeira de reflorestamento é escolhido para tornar o projeto mais respeitoso ao meio ambiente contrapõe o brutalismo do concreto aparente na laje superior. Revela-se marcante ao combinar-se com a viga metálica, adotada como medida de reforço estrutural, porque o apartamento se trata de uma cobertura que anteriormente sofreu uma intervenção em sua estrutura. O ambiente é atraente e convidativo, entregando aos usuários uma experiência social e de morar de grande qualidade e aconchego.

A cozinha tem como foco principal servir ao casal todas as necessidades que filhos gêmeos recém-nascidos exigem. A estratégia foi utilizar uma grande bancada em lâmina de madeira natural, pontualmente combinada com MDF em laca branca, mantendo a harmonia com a sala de estar. Os equipamentos domésticos estão todos embutidos na marcenaria para que a característica de planos limpos e fluídos não seja prejudicada pela demanda de utensílios.

Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Marcelo Donadussi

A área privativa, constituída pela suíte do casal e o quarto dos gêmeos, é separada da área social por uma porta pivotante camuflada no plano de madeira. O apartamento não possuía suíte de casal. A transformação do antigo depósito, o banheiro de serviço e o antigo dormitório, resultam na nova suíte. O ganho de espaço e amplitude vêm através da criação de um banho integrado ao dormitório. Acessível por uma porta integrada aos painéis de madeira instalados nas paredes, o sanitário se destaca do restante da suíte.

Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Janela, Pia, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura" 08 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943160/apartamento-twins-paralelo-30-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.