BID lança guia gratuito para edificações e canteiros sustentáveis no Brasil

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) publicou recentemente um guia prático para edificações, espaços públicos e canteiros sustentáveis no Brasil. Elaborado por Esperanza González-Mahecha, Livia Minoja, Lucas Rosse Caldas e Clémentine Tribouillard, a publicação visa simplificar o acesso dos gestores públicos e privados a informações práticas sobre como incorporar elementos de sustentabilidade em uma obra, seja ela edificação, como habitação ou equipamento, ou espaço público.

Quais tecnologias existem para economizar água? Quais técnicas podem ser utilizadas para poupar energia? Como melhor administrar um canteiro de obra para reduzir seu impacto ambiental? A publicação apresenta algumas respostas concretas a dúvidas relacionadas à construção sustentável.

O primeiro capítulo introduz os conceitos básicos de construção verde. O segundo apresenta algumas soluções específicas para edificações, de uso residencial, comercial ou serviços. No terceiro, são apresentadas algumas opções para incluir elementos de sustentabilidade ambiental em obras de espaços públicos, não necessariamente vinculadas à construção de edificações, como praças, ruas, parques etc. O último capítulo se refere ao canteiro de obra, já que sua organização e seus procedimentos também impactam de maneira muito importante no nível de sustentabilidade e pegada ambiental.

O setor da construção é responsável por parte significativa das emissões de gases de efeito estufa e, por isso, tem papel muito importante na adoção de novos conhecimentos e práticas profissionais para uma maior integração destas metas. O guia não pretende trazer um conhecimento aprofundado sobre cada técnica, metodologia, tecnologia ou ferramenta para transformar sua obra em uma construção mais verde. A proposta é trazer ao leitor, não necessariamente especialista no tema, um panorama das possibilidades.

Faça o download do guia para edificações, espaços públicos e canteiros sustentáveis no Brasil aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "BID lança guia gratuito para edificações e canteiros sustentáveis no Brasil" 03 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942970/bid-lanca-guia-gratuito-para-edificacoes-e-canteiros-sustentaveis-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.