Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores

A pauta do reuso e da reciclagem no contexto da construção civil é de extrema relevância, sobretudo ao se considerar os montantes de produção de resíduo e consumo de energia envolvidos nos processos ligados ao canteiro de obras. Elementos construtivos forjados a partir da reelaboração da função de antigos objetos ou materiais, representam uma oportunidade objetiva de aderir às formas de pensar no reaproveitamento como caminho para um futuro mais sustentável e responsável.

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 2 de 11Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 3 de 11Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 4 de 11Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 5 de 11Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Mais Imagens+ 6

Dentro do campo da arquitetura e da engenharia, o mais comum é que esse tipo de material, quando recuperado ou reciclado a partir de demolições de construções existentes, por exemplo, sirva às estrutura ou fachadas das novas obras. Nem tão recorrente é seu uso nos ambientes internos, que costumam ter características mais apáticas ou um uso exagerado de revestimentos que ocultam os materiais constituintes dos edifícios.

Apesar disso, a presença desses materiais na parte de dentro de casas, apartamentos, hotéis, ou quaisquer tipos de programa, pode ganhar uma nova conotação ao atestar a urgência em expandir e proliferar a conscientização em relação às práticas cotidianas sustentáveis e engajadas em reduzir o impacto ambiental consequente das formas de organização e produção da sociedade do capital. Os exemplos alternativos de grupos e pessoas empenhadas em uma relação harmoniosa e sincronizada com os ciclos da natureza existem e ocupam espaço em diversas partes do mundo há muito tempo, e seu legado pode se transpor de diversas formas à produção massiva contemporânea de arquitetura.

A seguir, conheça alguns exemplos de projetos que se valem de elementos reciclados ou reutilizados para potencializar as virtudes de sua arquitetura interior de diversas formas, que vão desde ganhos no desempenho energético das construções, à detalhes sensíveis que definem a atmosfera dos ambientes.

Refúgio para o final de semana / Agora Arquitectura

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 8 de 11
Refúgio para o final de semana / Agora Arquitectura. Imagem: © Joan Casals Pañella

"O projeto teve como objetivo revisar uma prática comum associada à autoconstrução, pouco sensível ao meio ambiente. Na maioria das vezes, a técnica utiliza elementos de ocupação esporádica em construções mais permanentes, como as de acampamentos projetados para o descanso de fim de semana. (...) Combinando a cortiça da fachada com o aglomerado interno, uma espessa proteção térmica e acústica é configurada. O composto não exige manutenção e provém de florestas sustentáveis, sendo totalmente reciclável e evitando qualquer ponte térmica."

Même – Experimental House / Kengo Kuma & Associates

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 6 de 11
Même – Experimental House / Kengo Kuma & Associates. Imagem: Cortesia de kengo kuma & associates

"A casa é inspirada nas 'Chise', moradias tradicionais dos Ainu. É uma moldura de madeira feita de lariço japonês com um material de membrana revestido de fluoreto de poliéster. A parte interna é coberta com uma membrana removível de fibra de vidro. Entre as duas membranas, insere-se um isolante de poliéster reciclado de garrafas PET que permite que a luz entre."

Residência Observatório de Quéops / Studio Malka Architecture

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 9 de 11
Residência Observatório de Quéops / Studio Malka Architecture. Imagem: © Rayem

"De acordo com tradições seculares, a residência foi construída oralmente, sem nenhum plano, apenas alguns esboços desenhados na areia do deserto. Técnicas de construção local, savoir-faire e artesanato ancestral dos moradores são parte essencial do projeto com compromisso social e ambiental. Os materiais são reciclados e reutilizados em um curto ciclo" 

Hotel Tepoztlán / Taller Carlos Marín + Pasquinel Studio

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 7 de 11
Hotel Tepoztlán / Taller Carlos Marín + Pasquinel Studio. Imagem: © Onnis Luque

"A fusão entre arquitetura e paisagem foi uma das principais premissas de projeto desde o primeiro momento. Desta forma, os arquitetos optaram por utilizar a rocha encontrada no local para construir as paredes e pavimentar os caminhos. A estrutura global do hotel foi executada em concreto aparente com pigmentação natural em tons de vermelho, a qual foi escolhida para compor com as cores da paisagem e o tom avermelhado das colinas que circulam o vale de Tepozteco. As madeiras utilizadas na concretagem da obra, foram devidamente recicladas e transformadas em mobiliário ou como assoalho."

Apartamento ready-made / azab

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 3 de 11
Apartamento ready-made / azab. Imagem: © Luis Diaz Diaz

"A ideia principal era conseguir um espaço generoso e contínuo, sem hierarquia ou distribuição, associado a técnicas e objetos descontextualizados, onde o fio comum é o humor, sempre pronto para apropriações imprevisíveis do espaço, capazes de satisfazer a ideia de domesticidade de seus habitantes. (...) Sendo assim, entendendo que a essência da proposta reside nessa apropriação objetiva, buscando afastar-se das determinações funcionalistas para obter um espaço generoso e indeterminado, propõe-se o seguinte: Reciclagem e bricolagem como técnicas de construção."

Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 2 de 11
Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos. Imagem: © Leonardo Méndez

"Reduzir, reutilizar e reciclar, os três Rs que foram incorporados ao repertório do mundo contemporâneo, inspiraram os arquitetos a usar as técnicas que seus professores têm usado em obras paradigmáticas notórias da arquitetura paraguaia."

Restaurante Zero Waste Bistro / Linda Bergroth

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 11 de 11
Restaurante Zero Waste Bistro / Linda Bergroth. Imagem: © Nicholas Calcott

O espaço, projetado por Linda Bergroth, foi feito inteiramente com materiais reciclados e recicláveis, usando peças de design sustentáveis (...). Cada parceiro e colaborador foi convidado através de um processo de curadoria e selecionados com base em sua participação na sustentabilidade.

Casa Upcycle / Lendager Arkitekter

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 5 de 11
Casa Upcycle / Lendager Arkitekter. Imagem: © Jesper Ray

"Ao construir casas, é ambientalmente benéfico para pensar em termos de reciclagem de materiais, uma vez que os materiais já emitiram de CO2. É ainda melhor desenvolver processos onde o lixo ou materiais inúteis possam ser upcycled e reutilizados como novos materiais de construção de maior valor utilitário do que tinham originalmente."

Casa das camas voadoras / AL BORDE

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 4 de 11
Casa das camas voadoras / AL BORDE. Imagem: © JAG Studio

"Construída no final do século XIX, esta era uma casa que aparentemente não servia para nada. Tinha um único nível, o pavimento de tijolos estava quebrado, os oitenta metros quadrados eram escuros e frios, e a estrutura do telhado de madeira estava podre. Apenas as paredes da terra pareciam capazes de ser reformadas, o que, à primeira vista, não parecia tão ruim.. (...) Não foi possível reutilizar as antigas telhas, o mal estado as converteu num material para revestimento do pátio. A cobertura foi resolvida com telhas de pneus velhos e uma cumeeira de vidro reciclado que ilumina e aquece o interior"

Casa Angatuba / messina | rivas

Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores - Imagem 10 de 11
Casa Angatuba / messina | rivas. Imagem: © André Scarpa

"Tais atravessamentos requeriam a demolição de paredes construídas com tijolos de barro. Devido a aproximação com o canteiro de obras, o possível descarte desse material nos instigou a pensar, em conjunto com engenheiros e pedreiros como, através da experimentação construtiva, poderíamos reutilizar os tijolos da demolição."

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reciclagem de Materiais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais aqui. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente em 07 de julho de 2020

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Julia Daudén. "Reuso e reciclagem de materiais em 10 projetos de interiores" 04 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942724/reuso-e-reciclagem-de-materiais-em-10-projetos-de-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.