Casa AA8 / Branco-DelRio Arquitectos

Casa AA8 / Branco-DelRio Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© do mal o menos
Coímbra, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  112
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Muuto, Santa & Cole, XO-Design
  • Equipe De Projeto: João Branco, Paula del Río
  • Fiscalização: João Branco, Paula del Río
  • Mobiliário: João Branco, Paula del Río
  • Engenharia: Em Branco Engenharia
  • Cidade: Coímbra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa AA8 / Branco-DelRio Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. As pequenas moradias que compõem o Bairro Norton de Matos (1947-1949), demonstram ter uma natureza flexível e incremental. Já as casas originais convidavam em certa medida a ampliar futuramente, pela reduzida dimensão do interior e a generosidade do espaço livre, tanto como pela sua natureza construtiva: paredes portantes em pedra e lajes e cobertura em madeira: sistemas fáceis de alterar, flexíveis.

Casa AA8 / Branco-DelRio Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© do mal o menos
Planta - Térreo
Casa AA8 / Branco-DelRio Arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© do mal o menos

Com os anos, as moradias foram colonizando os jardins traseiros adicionando volumes. Porem, neste processo os sistemas construtivos aplicados não souberam aproveitar dita flexibilidade, substituindo lajes de madeira por vigotas de betão, e coberturas ventiladas por lajes maciças. Apesar de já existente ampliação, em betão armado, no rés-do-chão, a ampliação e reabilitação da casa AA8 posiciona-se de forma oposta, na procura da utilização de sistemas construtivos que respeitem o funcionamento original da casa e sejam compatíveis com ele, mantendo as suas características originais: grande inércia térmica nas fachadas de pedra, ventilação cruzada e permanente de todos os espaços e cobertura ventilada. Neste processo um material torna-se central em toda a construção: a madeira.

O projecto foca-se em 3 pontos: a conexão das várias divisões exíguas e sombrias para maximizar o espaço e a relação interior-exterior no piso térreo; a ampliação de um quarto e construção de uma casa de banho completa no piso superior; a introdução de luz e ventilação natural nas partes interiores da casa A madeira revela uma forte versatilidade de adaptação e capacidade de transformação, um material idóneo para a adaptação destas tipologias de habitação, que por todo o país têm vindo a suscitar grande interesse, pela sua centralidade urbana e pela generosa relação entre espaço interior e exterior.

Casa AA8 / Branco-DelRio Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Viga
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AA8 / Branco-DelRio Arquitectos" 30 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942662/casa-aa8-branco-delrio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.