San Francisco: habitação moderna na cidade dourada

San Francisco é uma cidade definida pela sua relação com a moradia. Desde o início dos anos 90, San Francisco tem enfrentado a escassez de habitação popular e, por outro lado, atualmente conta com um dos mais autos valores médios de aluguel de todos os EUA. A medida que as autoridades locais estão procurando encontrar soluções para este problema, arquitetos e urbanista encontram em San Francisco um território fértil para explorar novas soluções e tipologias habitacionais. Desde torres residenciais de alta densidade até conjuntos multifamiliares, a arquitetura residencial em uma das principais cidades da Costa leste procura seu equilíbrio entre a economia e urbanidade.

San Francisco: habitação moderna na cidade dourada - Mais Imagens+ 6

© Blake Marvin

Apresentando uma enorme variedade de estilos, a cidade de San Francisco é conhecida por sua mistura eclética de tipologias arquitetônicas. Entre estruturas vitorianas e enormes conjuntos habitacionais, os moradores da região da baía de San Francisco viram sua cidade crescer verticalmente, procurando encontrar espaço para todos em uma área bastante restrita. Através de construções modulares, estruturas de madeira e sistemas integrados de mobilidade urbana, a cidade de San Francisco está procurando desesperadamente redefinir o seu estoque habitacional. Refletindo o desenvolvimento voraz da última década, os seguintes projetos explorar diferentes programas e tipologias ao redor da cidade.

M Building / Kennerly Architecture & Planning

© Bruce Damonte

Com uma abordagem inovadora em um terreno bastante complicado, este edifício multifamiliar é u projeto que nasce inspirado na cultura local característica do bairro Dogpatch, uma antiga área industrial da cidade de San Francisco atualmente dominada por novos e modernos edifícios residenciais.

Residência Noe Valley / IwamotoScott Architecture

© Bruce Damonte

Essa residência de quatro pavimentos localizada na rua San Francisco em Noe Valley, está desenhada em resposta às oportunidades que apresenta de acordo com o terreno e situação, que incluem: morfologia do bairro urbano e as possibilidades de um deslocamento tranquilo com vistas distantes para o leste e norte. 

300 Ivy Street / David Baker Architects

© Bruce Damonte

O 300 Ivy Street é um edifício de uso misto concebido para requalificar o tecido urbano após a remoção da Central Freeway em 2003. O projeto procura equilibrar o interior e o exterior: abordando tanto as necessidades dos moradores quando da comunidade local.

400 Grove / Fougeron Architecture

© William Timmerman

O 400 Grove é um edifício com 34 unidades residenciais em pleno coração de Hayes Valley. Sua localização privilegiada na esquina entre as ruas Grove e Gough, surgiu como resultado da remoção da antiga estrada central que atravessava a cidade de San Francisco em 2003 como parte de uma iniciativa para reconectar o vale de Hayes aos bairros vizinhos.

Casa de Tijolos / Christi Azevedo

© Cesar Rubio

A Casa de Tijolos, uma antiga casa de caldeira da lavanderia, agora é um apartamento para hóspedes. O térreo abriga uma cozinha completa e a sala de estar/jantar.

Residencial Geriátrico Dr. George W. Davis / David Baker Architects

© Bruce Damonte

Este novo centro comunitário para terceira idade, que também funciona como lar, é o resultado de um sonho de longa data de ativistas e advogados que trabalham para criar um espaço amigável para os idosos locais envelhecerem com saúde, dignidade e em comunidade. O Centro está localizado no coração do bairro de Bayview e é o ponto de entrada para uma ampla gama de serviços para idosos.

Residência Dolores Heights / John Maniscalco Architecture

© Blake Marvin

Em um lote duplo inclinado de configuração atípica em São Francisco, esta nova casa aproveita a localização para maximizar a experiência de mudança da luz do dia e da vista panorâmica da cidade. O uso de saliências profundas e formas de cedro angular cuidadosamente enquadra as vistas do horizonte enquanto responde suavemente à localização de esquina.

8 Octavia / Stanley Saitowitz | Natoma Architects

© Bruce Damonte

O 8 Octavia é um edifício residencial implantado onde a via elevada 101 se conecta com às ruas do Mercado transformando-se na Octavia Boulevard — a porta de entrada para o setor noroeste-oeste da cidade e San Francisco. Seu volume estreito e alto parece flutuar acima da esquina, acolhendo amplos espaços comerciais nas suas duas extremidades.

Casa em Telegraph Hill / Feldman Architecture

© Joe Fletcher

Este projeto de reforma transformou a fachada frontal num revestimento de pedra cinza e projetou estruturas metálicas para as janelas e garagem. Também abriu todo o nível superior como uma grande sala com janelas em três lados, onde as novas claraboias iluminam suavemente o acesso aos níveis mais baixos, que atraem às vistas a partir do acesso à sala principal.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "San Francisco: habitação moderna na cidade dourada" [San Francisco: Modern Housing in The Golden City] 03 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942635/san-francisco-habitacao-moderna-na-cidade-dourada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.