Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura

Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, PátioRequalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Cadeira, PátioRequalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Cadeira, PrateleiraRequalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Madeira, FachadaRequalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mais Imagens+ 15

Jardim Botânico, Brasil
  • Arquitetos: PKB Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  386
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blindex, Deca, Decortiles, Knauf, Luma Iluminação, Lurca, Marcenaria Irmãos França, Marmi e Graniti, Palimanan, Portobello Shop, Tintas Coral, Zanini de Zanine
  • Arquitetos Responsáveis: Fernanda Carminate, Pedro Kastrup
  • Engenharia : A+
  • Paisagismo: Cristina Mendes
  • Cidade: Jardim Botânico
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Madeira, Fachada
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa urbana no coração da zona sul do Rio, em frente ao Parque Jardim Botânico, um dos bairros mais agradáveis da cidade. O terreno da casa fazia parte de uma vila de trabalhadores que aos poucos, com o fim das fábricas no bairro, foi sendo desmembrada e vendida para famílias que construíram casas maiores e mais sofisticadas.

Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Cadeira, Pátio
© André Nazareth

O terreno tem 130m² e a construção 340m² divididos em de 3 andares, ocupando 100% do terreno. O projeto original é do Zanine Caldas e a PKB Arquitetura foi responsável pela reforma de interiores e adequação à nova família, composta de um casal jovem e dois fihos. Em respeito ao projeto original do Zanine Caldas, preservamos toda a estrutura de madeira do primeiro e segundo andar, claraboia na sala de jantar, portas originais de marcenaria, escada corrimão...

Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Cadeira
© André Nazareth
Planta - Primeiro Pavimento
Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, Pátio
© André Nazareth

Uma das maiores intervenções de arquitetura foi a abertura de um acesso social por dentro do condomínio, uma vez que a casa é de esquina e a primeira da rua que hoje é fechada. Antes o acesso era feito por uma porta estreita voltada para a rua principal, mas que já não era utilizada há tempos já que o acesso principal se dava pela entrada lateral da casa, voltada para o condomínio. A porta original foi mantida, mas na lateral da casa criamos uma ampla escada que chega a uma varanda onde se dá o acesso principal da casa. Essa varanda pode ser totalmente integrada a sala através de portas de correr de marcenaria com réguas de freijó e fechamento de vidro, que conferem a ela privacidade, mas sem vedar completamente a entrada de luz no ambiente.

Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Viga
© André Nazareth
Corte
Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Prateleira, Cadeira
© André Nazareth

No terceiro andar, a intervenção de arquitetura foi maior para que adequasse a nova demanda da família por uma área de lazer confortável para receber amigos e familiares. Retiramos um telhado com inclinação de 45 graus para que entrasse mais luz e tivesse maior visão para o jardim botânico. Essa mudança permitiu um pé direito mais alto e mais confortável para a permanência dos convidados, transformando o espaço em uma sala de TV.

Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Cadeira, Prateleira
© André Nazareth

As madeiras retiradas do telhado original, foram utilizadas pelo filho Zanini de Zanine para desenhar e executar a mesa de jantar e a mesa de centro. A casa originalmente possuía 4 quartos, no entanto, os novos proprietários não tinham tanta demanda por quartos e preferiram que um deles fosse aberto e transformado em uma sala íntima para toda a família utilizar durante a semana. 

Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Dormitório
© André Nazareth

O casal, ele advogado e ela historiadora, gostam muito de receber amigos para encontros e festas em sua casa e adoraram a ideia de poder recebe-los com o conforto de uma área de lazer completo em uma casa tão bem localizada na cidade.Foi solicitado pelos proprietários uma casa com cara de casa com espaços, móveis e acabamentos que transmitissem um “conforto sem frescura”, que os espaços fossem convidativos e deixassem todos à vontade para aproveitar os espaços como se fossem deles.

Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura - Pia, Banheiro
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Requalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura" 04 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942544/requalificacao-de-residencia-projetada-por-zanine-caldas-pkb-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.