Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects

Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 2 de 28Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 3 de 28Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 4 de 28Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 5 de 28Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  802
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  KIKUKAWA KOGYO, Nagoya Mosaic-Tile
  • Arquitetos Responsáveis: HideakKubo, Kubo Tsushima Architects
  • Gerenciamento De Construção: AXS SATOW Incorporated
  • Estrutura: TIS&PARTNERS
  • Instalações: Zo Consulting Engineers
  • Iluminação: Atsushi Sugio
  • Design Gráfico: AWATSUJI design
  • Construção : Matsui Kensetsu
  • Cidade: Sumida City
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 2 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners

Ryogoku Yuya Edoyu é um spa na Rua Hokusai, localizada entre o Museu Edo-Tokyo e o Museu Sumida Hokusai. Projetamos um anexo para o banheiro público existente e nossa adição aumentou em duas vezes o espaço total do projeto. Além disso, renovamos completamente, mantendo intacta uma certa porção do interior existente. Fiéis ao mundo de Hokusai, em nosso projeto, também tentamos enfatizar o conceito da palavra "yu" em Edo-yu, que significa "vagando livremente e desfrutando". Assim, nosso projeto permite que os visitantes desfrutem da experiência de passear por vários "recantos de conforto" criados em todo o spa.

Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 10 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners
Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 24 de 28
Axonométrica
Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 9 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners

Nosso projeto de fachada procura relembrar a imagem da noren cinza esbranquiçada do banheiro (cortinas gastas penduradas do lado de fora da entrada do banheiro) oscilando ao vento. Os painéis de alumínio perfurados com um padrão Edo komon (os padrões Komon adorados por Hokusai, populares durante o período Edo) contêm fendas verticais que diluem a articulação entre o novo anexo e a edificação existente, fazendo os dois edifícios parecerem um todo unificado.

Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 18 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners

O padrão seigaiha (representando ondas no oceano azul) perfurado na fachada desaparece gradualmente à medida que se aproxima dos pavimentos superiores do edifício, representando os gostos refinados das pessoas do período Edo, para quem a complexidade desses padrões era fonte de competição (quanto mais intrincado o padrão, mais habilidosos os artesãos que os senhores tinham).

Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 14 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners

O anexo foi projetado sem colunas ou vigas, através do uso de uma estrutura de parede e piso espesso. Projetamos pequenos espaços através do uso de banheiras, móveis, materiais, acabamentos, forros e iluminação - tudo para criar uma sequência contínua. Isso nos permitiu criar um cenário em camadas no qual um máximo de 400 visitantes podem desfrutar e encontrar seus próprios recantos de conforto.

Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 12 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners

Para o banheiro das mulheres, queríamos criar um espaço flutuando nas nuvens. Começando com o kakeyu (água derramada sobre si mesmo antes de entrar no banho), até o banho com alta concentração de carbonatado, então projetamos as banheiras em formas de nuvens em diferentes alturas, para que os visitantes possam passear e apreciar os vários estilos. O forro também em forma de nuvem contém aberturas para iluminação e equipamentos de exaustão.

Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 8 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners
Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 23 de 28
Elevação
Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 11 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners

Espaços com funções variadas, como uma área de descanso composta por quatro seções diferentes, uma área de tratamento de spa, salão de pedras quentes e um espaço de trabalho chamado "yu work" ("yu" significa banho) no antigo prédio que mantém a imagem intacta do antigo spa, foram projetados em torno de um forro luminoso central e conectados por uma passagem labiríntica. Enquanto nossa inspiração deriva do mundo de Hokusai, nosso objetivo era construir o mundo Edo a partir de uma perspectiva moderna, ou talvez, até futurística.

Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects - Imagem 5 de 28
Cortesia de Nacasa & Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1-chōme-5-8 Kamezawa, Sumida City, Tóquio 130-0014, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Spa Ryogoku Yuya Edoyu / Kubo Tsushima Architects" [Ryogoku Yuya Edoyu Spa / Kubo Tsushima Architects] 29 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942531/spa-ryogoku-yuya-edoyu-kubo-tsushima-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.