Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 2 de 37Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 3 de 37Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 4 de 37Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 5 de 37Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos Responsáveis: Zuhal Kol, Carlos Zarco Sanz, Sara Palomar Perez
  • Equipo De Projeto: Barış Can Cüce, Zeynep Küheylan, Ozan Şen, Rana Zehra İmam
  • Clientes: Ciudad de Zagreb – Oficina para Planeamiento Estratégico y Desarrollo de la ciudad
  • Projeto Estrutural: Ultra Studio d.o.o.
  • Projeto Elétrico: ETS Farago d.o.o.
  • Projeto De Instalações: Sinerji Dinamik Proje Mühendislik
  • Projeto De Segurança Contra Incêndios: Inspekting d.o.o.
  • Projeto De Paisagismo: Openact Architecture + Sara Palomar Studio
  • Consultores: Arhitektura minimal d.o.o.
  • Construtora: Agram d.o.o.
  • Sistema De Andaimes: Layher GmbH
  • Cidade: Zagrebe
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 23 de 37
© Marko Mihaljević

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da instalação Sava, desenvolvida em parceria entre a Openact Architecture e a Sara Palomar Studio em Zagrebe, tem como principal objetivo revitalizar e ativar a paisagem às margens do rio Sava, reintroduzindo estes espaços na vida cotidiana dos habitantes da cidade croata. Concebida para ser executada em etapas, esta série de intervenções ribeirinhas — que leva o nome do rio que banha a cidade de Zagrebe —, foi pensada para crescer e se desdobrar e outros projetos de caráter temporário ao longo dos anos. Embora tenha recebido o primeiro prêmio no concurso “EUROPAN 13: Cidade adaptável,” realizado na Croácia em 2015, foi apenas no ano passado que a primeira etapa do projeto foi finalmente construída.

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 26 de 37
© Marko Mihaljević

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 10 de 37
© Marko Mihaljević

O Sava é um dos rios mais longos de toda a Europa e um dos principais afluentes do Danubio. Em contraposição à maioria das capitais européias, cidades que comumente se desenvolvem ao longo das margens de rios, o crescimento urbano de Zagrebe apontou em outra direção, afastando-se cada vez mais do rio que atravessa o seu tecido urbano. Devido às recorrentes inundações que assolaram a capital croata ao longo dos anos, principalmente entre 1977 e 1980, as autoridades locais desenvolveram um plano estratégico para prevenir futuros desastres naturais e proteger as margens do rio, resultando em grandes áreas desocupadas e ermas que atualmente dividem a cidade em duas.

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 7 de 37
© Marko Mihaljević

Por ser tratar de um rio de planície e portanto, naturalmente inundável durante as épocas mais chuvosas do ano, é proibido construir nestas áreas de amortecimento. Desta maneira, a proposta da instalação Sava assume um caráter temporário, uma intervenção concebida para ativar as margens do rio através de programas efêmeros, transformando estas áreas em espaços públicos habitáveis. Atuando em uma área de mais de sete quilômetros de extensão, a proposta prevê uma série de intervenções que pretendem transformar as margens do rio através de programas e atividades que assumem a forma de intervenções arquitetônicas e paisagísticas efêmeras — ativando o espaço público em determinadas épocas do ano através de estruturas desmontáveis construídas com um sistema de andaimes e portanto, reutilizáveis.

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 21 de 37
© Marko Mihaljević
Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 29 de 37
Axonométrica dos pavilhões
Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 4 de 37
© Marko Mihaljević

Contando no total com nove pavilhões, cada um com seu programa específico, esta série de intervenções foi concebida de forma a construir um conjunto coeso e interdependente, propondo novos usos e atividades ao longo de toda a extensão do centro de Zagrebe. A primeira fase do projeto foi executada em três localizações junto às três maiores pontes que conectam os dois extremos da cidade. As instalações ficaram abertas e acessíveis à toda a comunidade local entre os passados meses de junho e setembro, oferecendo atrações culturais e atividades esportivas. Em outubro, quando se inicia a temporada de cheias do rio Sava, estas estruturas foram desmontadas e armazenadas em um local seguro enquanto esperavam ansiosamente a chegada do próximo verão para voltar a brilhar sob a luz intensa do verão croata. Através de sua periodicidade, o projeto continua se desdobrando e assumindo diferentes programas e formas todos os anos. Desta vez, a instalação assume a forma de um pavilhão expositivo, propondo uma mostra interativa que pretende ampliar o debate à respeito do projeto de forma geral, um local onde os moradores podem sugerir e propor soluções para os futuros desdobramento da iniciativa.

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 11 de 37
© Marko Mihaljević
Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 2 de 37
© Marko Mihaljević

A exposição foi concebida como uma estratégia para reforçar o caráter comunitário do projeto, criando um espaço de debate e avaliação que neste momento, pretende analisar os resultados da primeira fase e delinear as diretrizes para os próximos anos. A proposta da instalação Sava procura explorar todo o potencial desta imensa e vasta paisagem através de pequenas intervenções pontuais e de pequena escala, resultando em um impacto mínimo no terreno natural a medida que podem ser desmontadas e reutilizadas ao longo dos anos, propondo uma solução dinâmica e adaptável à periodicidade dos ciclos do rio. A instalação Sava é a primeira proposta vencedora de um concurso da EUROPAN a ser construída na Croácio ao longo de seus 25 anos de existência.

Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 30 de 37
Perspectiva
Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio - Imagem 25 de 37
© Marko Mihaljević

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zagrebe, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio" [Instalación Sava / Openact Architecture + Sara Palomar Studio] 25 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942375/instalacao-sava-openact-architecture-plus-sara-palomar-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.