Realismo otimista e autonomia compartilhada: 5 escritórios de arquitetura emergentes

A New Generations é uma plataforma dedicada a descobrir e promover o trabalho de arquitetos jovens e emergentes no cenário europeu, proporcionando um espaço de troca e aprendizado, voltado tanto aqueles que se dedicam a prática quanto a teoria na arquitetura. Desde a sua fundação em 2013, a New Generations trouxe à público mais de 300 escritórios promissores de arquitetura, apresentando um cenário diversificado de studios e ateliês dedicados às mais diferentes atividades culturais, promovendo festivais, exposições, chamadas abertas, entrevistas e oficinas.

A New Generations lançou recentemente uma nova plataforma na qual oferece um espaço único onde arquitetos de toda Europa podem se reunir para trocar idéias, e por que não, construir novas redes de trabalho colaborativo. Projetos de todo o tipo, oportunidades de emprego, idéias, notícias e perfis de escritórios serão publicados todos os dias na nova plataforma da NG. A seção 'perfis' é um convite àqueles indivíduos e coletivos que pretendem se juntar à esta rede de escritórios emergentes, proporcionando uma oportunidade única para que estes se engajem e fortaleçam a comunidade européia de jovens arquitetos.

Pensando nisso, o ArchDaily e a New Generations decidiram unir forças! A cada duas semanas publicaremos aqui no ArchDaily uma seleção dos principais escritórios europeus emergentes de arquitetura.

Norell/Rodhe | Estocolmo, Suécia

Ensino e prática

The Royal Institute of Art, Stockholm 2019. Throughout the project, key existing elements are articulated with colour and complimented with bespoke fittings and furniture with monolithic materiality. @ Mikael Olsson

Norell/Rodhe é um estúdio de arquitetura sueco com sede em Estocolmo, fundado em 2012 por Daniel Norell e Einar Rodhe. Dividindo seu tempo entre o escritório e a academia, a dupla propõe uma abordagem da arquitetura entendida como prática cultural, procurando construir narrativas e histórias que estabeleçam conexões mais profundas entre as pessoas e os espaços que elas habitam.

2001 | Luxemburgo, Luxemburgo

Realismo otimista

Fany, domestic apparatus, 2015-2018, Dudelange, Luxembourg. Architects 2001 © Maxime Delvaux

Empresa com sede em Luxemburgo, o 2001 opera dentro de um antigo celeiro especificamente adaptado como escritório de arquitetura. Focando tanto na produção material e construída quanto imaterial e cultural, o 2001 desenvolve uma arquitetura simples e minimalista, respondendo de maneira objetiva e otimista às principais urgências da vida moderna.

CHYBÍK + KRISTOF | Praga e Brno, República Checa; Bratislava, Eslováquia

Criação sob-medida

Gallery of Furniture / CHYBIK + KRISTOF. Image © Lukas Pellech

CHYBIK + KRISTOF é um escritório de arquitetura e planejamento urbano fundada em 2010 por Ondřej Chybík e Michal Krištof. Contando atualmente com mais de cinquenta funcionários e colaboradores divididos entre Praga, Brno e Bratislava, o escritório checo-eslovaco procura transcender as fronteiras entre o espaço público e privado, entre as diferentes gerações e contextos culturais.

Gonzalo del Val | Madri, Espanha

Autonomia compartilhada

Composite Apartment. @ Asier Rua

O Estúdio Gonzalo del Val opera em Madri desde 2012, um escritório dedicado à explorar a arquitetura em seu campo expandido, estabelecendo um novo território de atuação entre a precisão da técnica e a liberdade da atividade criativa. Lançado como home office, o escritório de Gonzalo del Val cresceu e atualmente atua em várias frentes, trabalhando em colaboração com outros profissionais e projetos em grande escala.

Lagado architects | Roterdã, Holanda

Rumo a uma estabilidade ética

Chinny Surinamese Streetfood, Lijnbaan Rotterdam © Rubén Dario Kleimeer

Fundado em Roterdã em 2011 por Maria Vasiloglou e Victor Verhage, o LAGADO architects é um escritório voltado ao desenvolvimento de projetos lúdicos porém, com muita seriedade. Focando em uma abordagem centrada no usuário, os projetos do LAGADO abrangem uma ampla gama de programas e atividades, combinando uma geometria simples e espaços flexíveis e multifuncionais. Dependendo da ocasião, eles assumem diferentes responsabilidades, atuando como projetistas, pesquisadores ou promotores.

Se você quiser ver seu escritório de arquitetura figurando na plataforma do newgenerationsweb.com, acesse o site oficial e preencha o cadastro para participar. Além disso, expandimos este convite para que você também envie seus projetos para serem publicado aqui no ArchDaily.

Sobre este autor
Cita: New Generations. "Realismo otimista e autonomia compartilhada: 5 escritórios de arquitetura emergentes" [Optimistic Realism and Shared Autonomy: 5 Young Practices with New Visions] 29 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942356/realismo-otimista-e-autonomia-compartilhada-5-escritorios-de-arquitetura-emergentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.