4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa

4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Dormitório4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Vidro4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Subtilography
4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira
© Subtilography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situados em pleno coração da cidade do Porto, os quatro apartamentos que integravam um edifício com uma traça muito característica da baixa do Porto, possuíam características únicas e, desde logo, encantadoras. Os tectos trabalhados em alguns e em caixotão noutros, o pé-direito amplo, a presença das duas águas nos do último piso, as varandas com vista e guardas em ferro trabalhadas faziam parte de um conjunto inspirador (a claraboia da cobertura em vidro era o elemento marcante da zona comum do edifício).

4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Subtilography
4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Imagem 10 de 13
Planta - Piso 0

Neste contexto, tirar partido do existente, criando quatro apartamentos contemporâneos, destinados ao turismo, com um programa específico, foi o desafio. O objectivo era que cada apartamento estivesse equipado, para além de quarto, sala e instalação sanitária, com uma kitchenette.

4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Subtilography

A primeira premissa que se afigurava era criar espaços que recebessem todos luz natural (com excepção da instalação sanitária), o que se tornava um desafio em espaços com uma configuração longitudinal e vãos unicamente num dos extremos. O primeiro gesto foi então tirar partido do pé-direito dos dois apartamentos de baixo, sendo que nos de cima, uma vez que não tinham altura suficiente, decidiu-se fazer a separação da zona de sala para a zona de dormir, através de elementos em carpintaria que, ao mesmo tempo, se configuravam em espaços de arrumação.

4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira
© Subtilography
4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Imagem 11 de 13
Planta - Piso 1
4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Vidro
© Subtilography

Os elementos em carpintaria também foram essenciais nos apartamentos dos pisos inferiores, uma vez que foram estes que definiram a estrutura das mezanines desenhadas. Estes elementos criavam o espaço de dormir em cima e arrumação por baixo, sendo que ainda incorporavam a kitchenette aberta para a sala. Através de gestos contínuos e utilização de apenas dois materiais (pedra e madeira), conseguiu-se espaços luminosos e confortáveis com bastante arrumação, desfrutando da vista sobre a cidade do Porto.

4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Subtilography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "4 Apartamentos no Porto / Atelier Pupa" 24 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942287/4-apartamentos-no-porto-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.