Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa

Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, BanheiroApartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  53
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Do Mal o Menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JRBOTAS, Koklatt, Superbotânica
Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira
© Do Mal o Menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento alvo de intervenção situa-se num edifício dos anos 30, localizado no Bairro de Arroios em fronteira com as Avenidas Novas. Tal como a localização este apartamento reflete a dicotomia que caracteriza a sua envolvente. No Bairro multicultural de arroios, em Lisboa, o novo coexiste com o clássico. Num espaço de contrastes, tradicional, mas cercado por polos centrais onde a gente envelhecida faz de vizinha com as famílias jovens. Onde cabem mais de 75 nacionalidades, é um bom exemplo para a integração.

Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Do Mal o Menos
Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Imagem 30 de 37
Planta
Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Do Mal o Menos

Assim também é este projeto. O objetivo de trabalhar o espaço, o vazio, através da intervenção no cheio que é a matéria. Um espaço moderno, simples e claro que resulta de uma matéria feita de história, de paredes em tabique, uma estrutura de barrotes envelhecida, rodapés altos e tetos trabalhados. O foco do projeto prendeu-se na fluidez do espaço. A sensação de ampliação e conexão entre zonas e sobretudo entre o interior e o exterior como forma de captar e cruzar luz.

Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos
Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Imagem 34 de 37
Cozinha - Planta
Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Do Mal o Menos

Para esta nova organização de espaço foi necessário demolir uma série de paredes e assumir a estrutura da época em barrotes de madeira com a nova que segue uma linguagem mais contemporânea através do ferro. Em ambas se optou pelo branco como elemento de união. Os espaços tornam-se híbridos na fusão entre programas, adotando uma linguagem comum que se adapta ás diferentes necessidades. Como é característico no traço do Atelier, todas as peças foram desenhadas e pensadas para cada local. Da bancada da cozinha, em cerâmico com o candeeiro construído no mesmo material, à estrutura de toalheiro do duche que resolve a iluminação e o enquadramento deste na restante casa de banho, adicionando agora a madeira como novo elemento.

Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© Do Mal o Menos

A iluminação, como é também costume nos projetos do Atelier, foi pensada especificamente para cada espaço. Optou-se mais por pontos de parede com apliques simples de loiça e pontualmente elementos mais decorativos que rematam e acolhem o espaço. Este foi o projeto, até hoje, que melhor representou o trabalho em parceria, que vem a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, por equipas que trabalham para o mesmo objetivo e que formam uma peça só, que é representada aqui pelo Atelier 106. O resultado de um projeto vai muito além do papel quando em obra existe uma conexão total que permite que tudo aconteça.

Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira
© Do Mal o Menos
Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Imagem 36 de 37
Instalação sanitária - Planta
Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Do Mal o Menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Rua da Ilha Terceira / Atelier Pupa" 28 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942281/apartamento-na-rua-da-ilha-terceira-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.