Escritório Fibras Orientadas / Juan Alberto Andrade + María José Vascones

Escritório Fibras Orientadas / Juan Alberto Andrade + María José Vascones

© JAG Studio© JAG Studio© JAG Studio© JAG Studio+ 31

Guayaquil, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Importadora Alicia, Masisa, Unicolor
  • Arquitetos Responsáveis:Juan Alberto Andrade, María José Váscones
  • Colaboradores:Cuqui Rodriguez
  • Cidade:Guayaquil
  • País:Equador
Mais informaçõesMenos informações
© JAG Studio
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma reforma de cor e matéria. Fibras orientadas é um espaço de escritórios da Mendotel, uma empresa de serviços de tecnologia em Guayaquil, no Equador.

© JAG Studio
© JAG Studio
Planta
Planta
© JAG Studio
© JAG Studio

O principal objetivo do projeto era conceber um espaço totalmente flexível para as novas necessidades do cliente, por isso o ponto de partida para a proposta foi estudar sua possível ocupação. A dinâmica de trabalho foi analisada, e optou-se por um escritório e um espaço de vendas com diferentes níveis de privacidade. O projeto do espaço que abriga o novo escritório consiste em uma planta livre, organizada a partir da introdução de uma estante reticulada que distribui os espaços de escritório: serviços: banheiro, café-bar, showroom; e área produtiva (trabalho e reuniões). 

© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio

Com o espaço limitado em tamanho, a estante foi trabalhada com divisórias de vidro do piso ao teto, proporcionando privacidade, mas permitindo permeabilidade visual por toda parte, criando uma nova fachada interna. 

© JAG Studio
© JAG Studio

O desenho e a dinâmica funcional nos espaços internos é articulada pelo mobiliário utilitário que é desenvolvido a partir da estante, um conjunto de mesas fixas, móveis de armazenamento e portas deslizantes que tornam o uso mais flexível. A materialidade, métodos de fabricação e construção foram concebidos especialmente para o tipo de execução que o projeto deveria alcançar. 

© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio

Os materiais utilizados são principalmente madeira de pinho e madeira envernizada colorida. A estante é feita de madeira de pinho em pranchas (19 x 9 cm) com sistema de cavilhas e cola branca, além de diferentes elementos e divisórias com placas OSB. O piso é revestido com cimento e uma camada de selante, e as instalações do teto são aparentes.

© JAG Studio
© JAG Studio

A utilização de cores, formas e materiais foi simplificada como recurso para a hierarquização de áreas: escolha do azul pantone 2020 e linhas curvas para o espaço de serviço e branco, madeiras naturais e linhas ortogonais para a nova intervenção espacial.

© JAG Studio
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guayaquil, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Fibras Orientadas / Juan Alberto Andrade + María José Vascones" [Oficina Fibras Orientadas / Juan Alberto Andrade + María José Vascones] 28 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942270/escritorio-fibras-orientadas-juan-alberto-andrade-plus-maria-jose-vascones> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.