Caverna de Madeira / Tenon Architecture

Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores, Banheiro, VidroCaverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de InterioresCaverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores, MadeiraCaverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de InterioresCaverna de Madeira / Tenon Architecture - Mais Imagens+ 15

Kato Trikala Korinthias, Grécia
  • Arquitetos: Tenon Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kanellopoulos, Michalis Gianeskis, Petros Hamilos
  • Arquitetos Responsáveis: Apostolos Mitropoulos, Thanos Zervos
  • Cliente: Hyades Mountain Resort
  • Cidade: Kato Trikala Korinthias
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores
© Spyros Hound Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Caverna de Madeira é um projeto do escritório Tenon Architecture, concluído em 2020, que foi concebido e construído pelos arquitetos Apostolos Mitropoulos e Thanos Zervos, no Hyades Mountain Resort, em Trikala Korinthias, Grécia. O projeto diz respeito a reforma completa de um espaço existente do resort, destinado ao uso comercial, com a construção de uma estrutura de madeira curva nos interiores.

Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores
© Spyros Hound Photography
Planta
Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Spyros Hound Photography

A síntese do projeto baseia-se na ideia de dividir o plano em duas zonas: a sala principal, composta por uma estrutura contínua de madeira curva, e os espaços secundários, orientados para a paisagem e revestidos por uma pedra escura. Esta divisão pretende criar uma distinção entre o envelopamento externo e o interior curvo e "convidativo", similar a forma de uma caverna, geralmente usada como refúgio, em toda a existência humana. O quarto de hóspedes inclui duas áreas de repouso, integradas à estrutura curva, além de uma cozinha, com planta aberta. A área externa abriga dois quartos secundários, uma área de estar com lareira e o banheiro do quarto principal.

Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
© Spyros Hound Photography

A materialidade foi de suma importância na expressão espacial deste projeto, com a maioria de seus elementos sendo de madeira e os espaços externos construídos de pedra, proveniente da região. A estrutura curva é feita de madeira maciça, enquanto o restante dos espaços, cozinha, armários, piso etc., são de compensado de pinho sem nós. Todas as estruturas de madeira foram construídas com um afastamento do concreto, o que permite a passagem de ar. A circulação de ar entre os elementos de madeira e concreto visa proteger a estrutura e regular passivamente a umidade e a temperatura da sala, aproveitando as habilidades naturais de amortecimento da madeira. O sistema passivo de controle das condições ambientais foi de vital importância para o projeto, pois a área, em altitude elevada, é caracterizada por oscilações significativas de temperatura ao longo do ano.

Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores, Concreto
© Spyros Hound Photography
Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Interiores, Madeira
© Spyros Hound Photography

A construção do projeto foi realizada pela equipe da Tenon Architecture no local. A estrutura curva é composta por 1.112 peças de madeira curva diferentes. Os desenhos de cada peça foram produzidos algoritmicamente e transferidos para o terreno, onde as peças foram processadas manualmente e convertidas em 55 módulos maiores. Cada um dos módulos foi esculpido à mão e modelado antes da montagem final da estrutura. A ausência de métodos de fabricação digital na construção resultou na adoção de uma abordagem mais escultural, em relação à forma final. Esse tipo de processo artesanal, altamente personalizado, permitiu que todas as partes da estrutura fossem construídas e montadas pelos dois membros da equipe, sem necessidade de carpinteiros, trabalhadores ou outros técnicos.

Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Exterior, Porta
© Spyros Hound Photography
Caverna de Madeira / Tenon Architecture - Fotografia de Exterior
© Spyros Hound Photography

Uma das etapas mais desafiadoras do projeto foi a tradução dos desenhos algorítmicos, em instruções práticas de montagem manual e moldagem da madeira no local. A estrutura final é, portanto, uma fusão única da lógica algorítmica e da habilidade prática.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Trikala Korinthias, Kato Trikala Korinthias 204 00, Greece

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Caverna de Madeira / Tenon Architecture" [Wooden Cave / Tenon Architecture] 24 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942211/caverna-de-madeira-tenon-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.