Residência Santiago Hills / Studio Saxe

Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de InterioresResidência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Exterior, JardimResidência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Fachada, VidroResidência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoResidência Santiago Hills / Studio Saxe - Mais Imagens+ 30

Praia de Santa Teresa, Costa Rica
  • Arquiteto Responsável: Benjamin G. Saxe
  • Cliente: Parceiros de Santiago Hills Villa
  • Construtora: Sebastian Patenaude
  • Engenheiro Estrutural: Guidi Estructurales
  • Engenheiro Eletromecânico: CIEM
  • Cidade: Praia de Santa Teresa
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Exterior, Jardim
© Andres Garcia Lachner

O telhado em forma de asa abriga uma dramática casa branca, na selva da Costa Rica. O Studio Saxe foi contratado para projetar uma casa no topo das colinas de Santiago, em Santa Teresa, Costa Rica. O objetivo do projeto não era apenas fornecer aos usuários uma conexão com o ambiente natural, mas também, criar um relacionamento íntimo com a incrível vista da costa, aproximando os visitantes a uma profunda experiência no espaço natural.

Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Andres Garcia Lachner

O Studio Saxe decidiu criar uma grande cobertura que abriga uma série de cômodos, com vistas para a paisagem. Os espaços intersticiais dentro dos volumes configuram lacunas, que aprimoram a conexão com o ambiente natural.

Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Exterior, Concreto, Jardim
© Andres Garcia Lachner
Corte
Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Exterior, Concreto
© Andres Garcia Lachner

Toda a construção foi inclinada para a vista do oceano, de forma, a criar uma relação geométrica entre a linha da cobertura e os espaços que se tornaram o elemento principal do projeto.  Esta estratégia, além de atender as necessidades de controle e conforto climático, também, configura uma conexão literal entre a vista e os cômodos. A cobertura atua como uma tela em branco, para que a luz do amanhecer e do pôr do sol reflita em suas superfícies, criando uma variedade de cores que variam ao longo do dia. As superfícies angulares também permitem que o reflexo das sombras e as texturas da natureza sejam reproduzidas nos interstícios existentes, entre os espaços de convivência.

Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Interiores
© Andres Garcia Lachner
Planta - Primeiro Pavimento
Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Fachada, Vidro
© Andres Garcia Lachner

Devido à distância do local e ao difícil acesso, o Studio Saxe optou por criar uma leve estrutura de aço, que poderia ser pré-fabricada fora do local, transportada e montada de maneira rápida e eficaz. Isso não apenas garantiu a qualidade da construção, em um local remoto, mas também permitiu que o processo de construção fosse rápido e a intervenção no local fosse de baixo impacto. A estratégia possibilitou a sensação de grandes espaços abertos que aproximam a vista e, ao mesmo tempo, são protegidos por uma grande cobertura apoiada em vigas de aço com seção "I".

Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Concreto
© Andres Garcia Lachner

No quesito sustentabilidade, o projeto deveria estar em harmonia com a natureza, portanto, a casa foi posicionada, de forma, a aproveitar os ventos predominantes para o resfriamento. Além disso, longos beirais protegem o interior do sol e da chuva, nas partes mais críticas do dia, possibilitando um melhor conforto térmico. O método de construção permitiu um impacto mínimo no local, durante a construção da residência. Já a extensão da cobertura colabora na coleta e geração de água e energia.

Residência Santiago Hills / Studio Saxe - Fotografia de Exterior
© Andres Garcia Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Santiago Hills / Studio Saxe" [Santiago Hills Villa / Studio Saxe] 22 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942048/residencia-santiago-hills-studio-saxe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.