Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos

Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Exterior, JanelaCasa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáCasa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, JanelaCasa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoCasa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Mais Imagens+ 25

Curitiba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  619
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Macários
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Npk Mármores, Punto, Tempo de Viver, iluminar
  • Construtora: Greenwood
  • Direito Autoral De Fotografia: Marcos Bertoldi Arquitetos
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Bancada, Viga
© Eduardo Macários

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, localizada na cidade de Curitiba, situa-se em um terreno de pouco mais de 750 m², que faz frente a um bosque nativo, de preservação permanente. O lote acompanha uma série de desafios. De formato irregular e relevo levemente acidentado, abriga, ainda, 5 araucárias em sua marcação, as quais se tornam elementos decisivos no projeto e delimitam a área de interferência no terreno, por serem protegidas por lei. O conjunto dessas características, somado à orientação solar - fator que é determinante para a capital mais fria do país – nortearam o projeto e resultaram em uma fachada formada por dois grandes volumes separados por uma área central envidraçada, a qual enquadra a vegetação. Ao realizar tal feito, essa área (social) – composta por salas de estar, jantar e cozinha gourmet, permite a entrada de sol em todo o imóvel, de 619m². Tal organização foi inclusive decisiva no posicionamento da piscina/espelho d´água na porção frontal doterreno.

Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Eduardo Macários

Quanto à volumetria, que aparenta certa simetria à primeira vista, nos fundos sofre uma desintegração em sua composição. As fachadas complementares são trabalhadas com subtrações e adições, revelando “caixas” revestidas de mármore travertino que acomodam diferentes ambientes, como jardim para o lavabo e home theater. O mármore é o principal revestimento utilizado dentro e fora do imóvel. A   casa possui embasamento de pedra instalado organicamente, como se demonstrasse a intenção de refazer o terreno irregular, e é, por fim, coroada com uma laje que “pousa” em seu volume. Este material aparece inclusive em parapeitos apoiados em bases também de pedra, dando a sensação de estaremflutuando.

Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, Janela
© Eduardo Macários
Planta - Térreo
Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Iluminação, Janela
© Eduardo Macários

A piscina, de formato triangular, encontra-se localizada defronte ao living e próxima a três araucárias situadas na frente do lote. Tal proximidade, entre outras coisas, foi fator determinante para a construção de um deck suspenso, em balanço, evitando dessa forma interferência nas raízes das árvores. A piscina é ora  tratada como espelho d´água quando aproximada da parede e, ainda, por apresentar uma passagem sobre ela, configurando um segundo acesso acasa.

Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Eduardo Macários
Corte
Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Eduardo Macários

Outra solução presente nesse projeto são os jardins privativos instalados em todos os banheiros da casa. Dessa forma, garantem a iluminação, ventilação, e privacidade necessária, além de trazerem elementos naturais para esses ambientes. Um detalhe especial encontra-se no lavabo, sem pia, em que a água cai diretamente sobre o   piso.

Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Eduardo Macários

Os interiores, também assinados pelo escritório, contam com decoração em cores neutras e móveis de materiais naturais, a pedido do cliente. Inclui também peças contemporâneas do design nacional, que ambientam o living – de pé-direito duplo no trecho onde estão as salas de estar e jantar. Na suíte do casal, chama a atenção o contraste entre alguns móveis escolhidos: no lugar de tradicionais mesas laterais, estão uma mesa amarela e outra espelhada, as quais em conjunto são complementadas pelo revestimento em veludo preto.

Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eduardo Macários

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SU / Marcos Bertoldi Arquitetos" 19 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942035/casa-su-marcos-bertoldi-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.