Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura

Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, CorrimãoCasa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, Viga, JanelaCasa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cadeira, CamaCasa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Cerca, Fachada, Jardim, AidoCasa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Rio Grande do Sul, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ezequiele Panizzi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cinex, Deca, Esquadrias Moschetta, Indus Parquet, Portinari
Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ezequiele Panizzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada para uma família jovem, com filhos pequenos, esta casa térrea está localizada em um bairro predominantemente residencial, entre os municípios conurbados de Bento Gonçalves e Garibaldi. O terreno fica a alguns metros de um clube de caça e pesca, com muita natureza em seu entorno. O projeto é organizado em um partido arquitetônico em L, setorizando a área dos dormitórios a leste/oeste e a área social e serviço na direção norte/sul.

Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Ezequiele Panizzi
Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Imagem 16 de 24
Planta
Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
© Ezequiele Panizzi

O desafio estava em produzir uma arquitetura que equilibrasse a força da volumetria, a eficiência do conforto ambiental e um programa que se relacionasse com o espaço externo. Pensando nisso, procuramos deixar a casa fluída, integrada e plana em sua grande porção, abrindo-a para o pátio dos fundos na fachada norte, e integrando-os através de uma varanda. O pé direito alto e inclinado da área social garante a ventilação e iluminação naturais, além de trazer hierarquia para os espaços.

Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, Viga
© Ezequiele Panizzi
Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Imagem 17 de 24
Corte AA
Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Cadeira, Corrimão
© Ezequiele Panizzi

A visibilidade da área externa para a interna é regulada através dos brises verticais criados na fachada de acesso e na circulação íntima. Já os visuais para a paisagem do entorno, vista do pátio dos fundos e lateral dos dormitórios, são orientados através do muro de fechamento, com um ritmo de cheios e vazios estudados a fim controlar a privacidade em relação aos vizinhos.      

Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Ezequiele Panizzi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Tamandaré / Karina Guidolin Arquitetura" 05 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941993/casa-em-tamandare-karina-guidolin-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.