Documentário mostra o fenômeno das sacadas improvisadas na Ucrânia

Aproveitando-se da falta de regulamentação e fiscalização no país, muitos ucranianos desenvolveram formas criativas —e não menos ilegais— para lidar com o problema da falta de espaço em seus apartamentos, estruturas majoritariamente construídas em tempos de união soviética. Este é o plano de fundo do curta metragem Enter Through The Balcony, um documentário dirigido pelo diretor ucraniano Roman Blazhan que explora um dos principais fenômenos da arquitetura ucraniana nos dias de hoje, apresentando um panorama completo do atual contexto econômico, social e cultural da Ucrânia pós-soviética.

Além de revelar uma postura singular em relação ao espaço privado versus espaço público, a forma com que os ucranianos se apropriam destes espaços improvisados denuncia também os antagonismos de um projeto universalizante e a liberdade individual e de expressão, uma contrariedade que ainda hoje permeia a vida de muitas pessoas que habitam em estruturas similares em países do antigo bloco soviético.

Nos quatro cantos da Europa Central e Oriental, o regime socialista concretizou-se através da padronização e da produção em massa, conjuntos habitacionais monumentais e uma expressão arquitetônica radicalmente única, definida ainda hoje como modernismo-socialista. As soluções informais que tão frequentemente podem ser vistas nas fachadas destes imensos blocos habitacionais, refletem —não apenas na Ucrânia mas em muitos outros países do antigo bloco-soviético — a complicada relação dos indivíduos com esta herança arquitetônica, símbolo de um passado igualmente controverso. O fenômeno da improvisação e deformação das fachadas dos blocos comunistas na Ucrânia também destaca as principais falhas dos projetos habitacionais construídos no país entre 1955 e 1991.

Cena do Trailer de "Enter Through The Balcony". Imagem Cortesia de Minimal Movie

Enter Through The Balcony apresenta as histórias e as pessoas por trás deste exemplo particular de arquitetura informal. Enquanto o teaser, lançado no semestre passado, denota uma abordagem visual cinematográfica e um ritmo sonoro vertiginoso, o trailer procura enfatizar aspectos relevantes do contexto econômico e social, pintando o atual pano de fundo do fenômeno apresentado no documentário.

Cena do Trailer de "Enter Through The Balcony". Imagem Cortesia de Minimal Movie

O curta documental foi dirigido por Roman Blazhan, um cineasta e produtor ucraniano, fundador da produtora e agência criativa Minimal Movie. Além do curta, o estúdio havia lançada a alguns anos um breve documentário para divulgar a publicação do livro Soviet modernism. Brutalism. Post-modernism. Buildings and Projects in Ukraine 1960–1990, um catálogo dos principais ícones da arquitetura modernista-socialista da cidade de Kiev.

Com apoio da The Ukrainian Cultural Foundation, Enter Through The Balcony está sendo veiculado nos principais festivais de cinema e arte documental. Entretanto, quem estiver curioso terá de esperar até o ano que vem, quando a Minimal Movie disponibilizará online o curta para o grande público.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Documentário mostra o fenômeno das sacadas improvisadas na Ucrânia" [A Display of Informal Architecture: New Documentary on the Ukrainian Makeshift Balconies Phenomenon] 19 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941876/documentario-mostra-o-fenomeno-das-sacadas-improvisadas-na-ucrania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.