Residência EDG / OTP arquitetura

Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaResidência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Iluminação, Banheira, PiaResidência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cama, DormitórioResidência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, CadeiraResidência EDG / OTP arquitetura - Mais Imagens+ 16

Bragança Paulista, Brasil
  • Arquitetos: OTP arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Eco front, Mastersol, Nova Arte
Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção arquitetônica da residência surge do desejo e busca por uma construção que não mimetizasse soluções padrões utilizadas em condomínios fechados. Para tanto foi composta uma fachada solida e geométrica, sem aberturas para a rua, que tem como elemento principal volumes dispostos em diferentes posições do plano cartesiano criando um jogo de luz e sombra. A Luz, assim se torna o elemento central da fachada, alterando a sua percepção e demarcado a entrada da casa.

Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guilherme Pucci

A materialidade da fachada foi outro aspecto de grande importância na composição, o volume principal e revestido por ripas de pinus auto-clavado no sentido vertical conforma a espécie de um plano de fundo a sua frente foi projetado uma parede de concreto aparente e sobre eles um beiral de laje maciça em balanço que se projeta no alinhamento da parede, porem sem toca-la, conformando um pequeno pavilhão.

Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cama, Dormitório
© Guilherme Pucci
Residência EDG / OTP arquitetura - Imagem 17 de 21
Planta
Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci

A definição da implantação e cotas de nível, também tem relação direta com a proporção e a composição da residência.
O terreno possui um desnível de cerca de 2,00m da rua em direção ao fundo, para minimizar a necessidade de terraplanagem, a residência apresenta 3 cotas de níveis diferentes escalonadas. A solução possibilitou que a fachada ficasse 40 cm mais esbelta e com uma proporção mais agradável. A transição e feita após o hall de entrada, este desempenha um papel de antecâmara, de uma entrada sombreada marcada luz natural que permeia os vazios entre os sólidos da fachada para uma sala que iluminada e fluida com um pé direito mais amplos e com um grande móvel responsável pela definição dos fluxos da residência.

Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Cadeira
© Guilherme Pucci

O elemento central da área de convivência da residência é o grande móvel linear. Este organiza a sala de estar conectada com churrasqueira externa, sala de jantar e na sua parte posterior fica localizada a cozinha. Talvez o elemento arquitetônico que busca agrupar e dar unidade ao conjunto seja a laje de cobertura, esta conforma um grande plano sem interrupção de vigamento. Conformada por um conjunto de vigas invertidas com laje treliçadas a meia altura, e um grande beiral de laje maciça com cerca 1,50 m de balanço.

Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Iluminação, Banheira, Pia
© Guilherme Pucci

Esta solução proporcionou a criação de dois bolsões, sobre a laje foi posicionado um telhado térmico levemente inclinado e sob a laje utilizado para passagem de infraestrutura água pluvial, elétrica e de ar- condicionado, porém mantendo o alinhamento ao beiral externo criando um plano único.

Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Guilherme Pucci

A área externa se conecta ao interior casa através de um grande caixilho om cerca de 10,50 m de comprimento. Com a orientação oeste, esta recebe a luz solar durante quase todo o dia. Ela se localiza no terceiro escalonamento de implantação, como mencionado a cima, com isso foi criado dois planos que emolduram a parte posterior, a laje e o piso interno, delimitado por um degrau branco. Conforma-se um prisma retangular que “descansa” sobre a piscina, que a destaca e espelha sua materialidade. A área intima permaneceu restrita ao volume revestido de pinus contemplando uma suíte e dois quartos com um banheiro.

Residência EDG / OTP arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência EDG / OTP arquitetura" 03 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941833/residencia-edg-otp-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.