Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture

Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 2 de 11Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 3 de 11Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 4 de 11Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 5 de 11Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Mais Imagens+ 6

Mais informaçõesMenos informações
Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 3 de 11
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício do Centro de Arquitetura da Terra, projetado pelo escritório de Francis Kéré no Mali, foi concebido como sede da Fundação Aga Khan na cidade de Mopti, situada na confluência dos Rio Níger e Bani. O Centro de Arquitetura é a terceira obra concluída pela AKTC neste contexto, seguindo a reabertura da mesquita local e a construção de um novo sistema de saneamento local. O terreno encontra-se em uma pequena área de aterro às margens de um dos muitos lagos que definem a estrutura urbana de Mopti, uma cidade situada em três ilhas conectadas por uma série de diques. Desta forma, o edifício abriga tanto as funções administrativas do distrito onde está localizado quanto serve como um espaço cultural aberto à toda a comunidade de Mopti.

Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 4 de 11
© Iwan Baan
Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 9 de 11
Planta
Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 8 de 11
© Iwan Baan
Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 6 de 11
© Iwan Baan

Compondo com o conjunto ao edifício da mesquita, o Centro de Arquitetura da Terra foi implantado de tal forma a construir uma nova estrutura urbana integrada e legível, respondendo às pré-existências da área sem comprometer as vistas para a mesquita. O centro de visitantes, de acordo com o programa, foi dividido em três volumes independentes conectados por uma ampla cobertura metálica inclinada. Todas as paredes e as lajes abobadadas foram construídas em BTC (blocos de terra compactada), uma técnica construtiva local adaptada às condições climáticas de Mali, operando como massa térmica e, portanto, garantido uma temperatura interior mais amena. A cobertura suspensa protege a estrutura de barro do edifício da água da chuva e principalmente, da incidência direta dos raios de sol, criando ainda uma série de espaços intersticiais cobertos. As aberturas, por sua vez, foram definidas para favorecer e promover a ventilação natural permanente dos espaços interiores, dispensando o uso de sistemas mecânicos de condicionamento de ar. Somando-se a estas estratégias, um amplo projeto paisagístico foi implantado na parte posterior do edifício, incluindo amplos espaços públicos e uma área de passeio.

Texto descritivo do projeto fornecido por Kéré Architecture.

Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture - Imagem 5 de 11
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mopti, Mali

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Arquitetura da Terra / Kéré Architecture" [Centre for Earth Architecture / Kéré Architecture] 15 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941673/centro-de-arquitetura-da-terra-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.