Casa Dos Oleiros / Paulo Martins

Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Corrimão, JanelaCasa Dos Oleiros / Paulo Martins - Mesa, CadeiraCasa Dos Oleiros / Paulo Martins - Janela, Mesa, CadeiraCasa Dos Oleiros / Paulo Martins - Janela, Viga, CorrimãoCasa Dos Oleiros / Paulo Martins - Mais Imagens+ 34

Castelo Branco, Portugal
Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Mesa, Cadeira, Escada, Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta moradia situa-se na zona antiga da cidade, em Castelo Branco, votada a um crescente abandono nos últimos anos. Em resposta a essa tendência, esta intervenção pretendeu assumir contornos de arquétipo, tentando estabelecer uma tendência na ocupação urbanística da cidade: a revitalização urbana do centro histórico e a sua ocupação por estratos mais jovens, devolvendo a dinâmica a essa parte da cidade.

Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Viga
© Ivo Tavares Studio
Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Imagem 38 de 39
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Cadeira, Bancada, Viga
© Ivo Tavares Studio

Seguindo esta intenção, a intervenção consistiu em manter o aspecto original da moradia, pelo exterior, enquanto que, no interior, os espaços foram readaptados aos padrões de conforto e vivência actuais, sendo revestidos de uma minimalista contemporaneidade. Programaticamente a casa organiza-se em 2 pisos e mezanine, sendo o piso do r/c reservado aos espaços de descanso, por razões lumínicas, e os pisos superiores destinados a albergar as zonas sociais.

Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Imagem 19 de 39
© Ivo Tavares Studio
Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Imagem 39 de 39
Corte
Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Sofá, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Nestes pisos superiores, aos quais se acede pela escadaria original do edifício, recuperamos a amplitude espacial da cobertura permitindo-nos ficar com um pé direito bastante generoso, deixando que a luz reflicta nas paredes e tecto brancos, inundando todo o espaço anteriormente enclausurado. No piso da mezanine abrimos uma clarabóia que, desde a posição de trabalho, nos guia a vista ao castelo, lembrando-nos que a contemporaneidade está carregada de história.

Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Imagem 28 de 39
© Ivo Tavares Studio

Materialmente a obra quis-se leve, desprendida e acolhedora, fazendo uso de materiais tão simples quanto nobres, pintando as paredes e tectos com tonalidades claras e revestindo pisos e mobiliário com madeira de riga.

Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Mesa, Cadeira, Janela
© Ivo Tavares Studio
Casa Dos Oleiros / Paulo Martins - Banheira, Banheiro, Chuveiro, Pia
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Dos Oleiros / Paulo Martins" 21 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941472/casa-dos-oleiros-paulo-martins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.