Arquiteturas Films Festival disponibilizará filmes de arquitetura online semanalmente

Um dos mais prestigiados festivais de cinema como foco em arquitetura de todo o mundo, o Arquiteturas Film Festival promove uma série retrospectiva de suas sete edições anteriores, realizadas entre 2013 e 2019, com transmissões online de alguns dos principais filmes de cada ano. Inaugurando a série, a película canadense Misleading Innocence (2014), de Francesco Garutti e Shahab Mihandoust, ficará disponível entre 12 e 19 de junho no website do festival.

O filme, produzido pelo Centro Canadense de Arquitetura (CCA), explora a história do planejamento e política urbana por trás de uma série de viadutos em Long Island, Nova Iorque, construídos entre as décadas de 1920 e 1930 por Robert Moses.

Cada filme permanecerá online por uma semana, sendo substituído por um novo título todas as sextas-feiras até o início da oitava edição do festival – originalmente planejada para este mês, mas adiada para junho de 2021.

Apesar de não acontecer este ano, o festival já divulgou a lista de filmes selecionados para a edição de 2021. Concebida sob o tema Bodies Out of Space, a próxima edição "visa refletir sobre a construção social do espaço conectado com um fio que circula dentro de suas próprias narrativas de dominação." Sofia Mourato, diretora do festival, convidou a jornalista e produtora Marta Lança para encabeçar a curadoria do programa de filmes, oficinas e atividades específicas voltadas ao país convidado do festival – Angola.

“Todos os dias acordamos em uma Luanda de resistência. A confluência de tempos e regimes é visível na arquitetura colonial, das casas de escravos ao modernismo tropical, no ortuguês falado de forma suave ao neoliberalismo, nos arranha-céus das novas centralidades. Qualquer angolano faria um filme biográfico imperdível. Um país com pouco cinematográfico produção que é um viveiro de histórias maravilhosas à espera de uma câmera para revelá-las.” - Marta Lança

O Arquiteturas Film Festival acontecerá entre os dias 1 e 6 de junho de 2021. Sua série retrospectiva tem início nesta sexta-feira, dia 12 de junho, e pode ser acompanhada através da página oficial do festival.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquiteturas Films Festival disponibilizará filmes de arquitetura online semanalmente " 11 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941470/arquiteturas-films-festival-disponibilizara-filmes-de-arquitetura-online-semanalmente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.