Arquiteturas Films Festival disponibilizará filmes de arquitetura online semanalmente

Arquiteturas Films Festival disponibilizará filmes de arquitetura online semanalmente

Um dos mais prestigiados festivais de cinema como foco em arquitetura de todo o mundo, o Arquiteturas Film Festival promove uma série retrospectiva de suas sete edições anteriores, realizadas entre 2013 e 2019, com transmissões online de alguns dos principais filmes de cada ano. Inaugurando a série, a película canadense Misleading Innocence (2014), de Francesco Garutti e Shahab Mihandoust, ficará disponível entre 12 e 19 de junho no website do festival.

O filme, produzido pelo Centro Canadense de Arquitetura (CCA), explora a história do planejamento e política urbana por trás de uma série de viadutos em Long Island, Nova Iorque, construídos entre as décadas de 1920 e 1930 por Robert Moses.

Cada filme permanecerá online por uma semana, sendo substituído por um novo título todas as sextas-feiras até o início da oitava edição do festival – originalmente planejada para este mês, mas adiada para junho de 2021.

Apesar de não acontecer este ano, o festival já divulgou a lista de filmes selecionados para a edição de 2021. Concebida sob o tema Bodies Out of Space, a próxima edição "visa refletir sobre a construção social do espaço conectado com um fio que circula dentro de suas próprias narrativas de dominação." Sofia Mourato, diretora do festival, convidou a jornalista e produtora Marta Lança para encabeçar a curadoria do programa de filmes, oficinas e atividades específicas voltadas ao país convidado do festival – Angola.

“Todos os dias acordamos em uma Luanda de resistência. A confluência de tempos e regimes é visível na arquitetura colonial, das casas de escravos ao modernismo tropical, no ortuguês falado de forma suave ao neoliberalismo, nos arranha-céus das novas centralidades. Qualquer angolano faria um filme biográfico imperdível. Um país com pouco cinematográfico produção que é um viveiro de histórias maravilhosas à espera de uma câmera para revelá-las.” - Marta Lança

O Arquiteturas Film Festival acontecerá entre os dias 1 e 6 de junho de 2021. Sua série retrospectiva tem início nesta sexta-feira, dia 12 de junho, e pode ser acompanhada através da página oficial do festival.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquiteturas Films Festival disponibilizará filmes de arquitetura online semanalmente " 11 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941470/arquiteturas-films-festival-disponibilizara-filmes-de-arquitetura-online-semanalmente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.