Escola do Bom Sucesso / CREA

Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Interiores, JanelaEscola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de InterioresEscola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Exterior, JanelaEscola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de InterioresEscola do Bom Sucesso / CREA - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: CREA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:António Ataíde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Forbo, GobalPav, Navarra, Weber.therm Classic
Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© António Ataíde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Integrada no Plano dos Centenários e inaugurada em 1958, a escola básica do Bom Sucesso foi objeto de projecto de reabilitação por parte do CREA, e recentemente devolvida à comunidade escolar. Quase oculto numa clareira da malha consolidada da cidade do Porto, o lote integra três edifícios originais entretanto ampliados, e uma vasta área de recreio, conjunto que o projeto procurou interpretar e repensar, em particular na articulação do novo programa com as áreas disponíveis e características dos edifícios, e na relação com o espaço circundante do quarteirão e da rua.

Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Interiores, Janela
© António Ataíde
Planta - Térreo
Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Interiores
© António Ataíde

Paralelamente à reabilitação criteriosa das salas, áreas comuns e dos espaços de circulação, a introdução de dois volumes novos permitiram disciplinar os vários momentos da escola. O de chegada dos pais com as crianças, na portaria apensa ao Polivalente, que separa o estacionamento do recreio interior. O de acesso ao jardim de infância a partir do qual se passa a dominar a amplitude do conjunto do recreio e dos edifícios que o ladeiam. E o de atravessamento para acesso às entradas dos edifícios de aulas, e da biblioteca. Percursos em que a escola se vai revelando.

Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Interiores, Janela
© António Ataíde

Os volumes novos ordenam a relação com a rua, redefinindo e protegendo o recreio, assumindo-o como o espaço agregador e estruturante do conjunto. A sua relação com os edifícios reflete-se no critério estabelecido para as aberturas, atuando simultaneamente como o seu prolongamento e pano de fundo: as salas do jardim de infância orientadas a nascente, com a presença de luz natural em todo o edifício; o novo polivalente aberto ao recreio a norte e a emoldurar as copas das árvores a sul.

Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Interiores, Janela
© António Ataíde

Nota a destacar foi a do processo ter sido desenvolvido em proximidade com a comunidade escolar, cliente e pais dos alunos com quem conversamos e fomos desenvolvendo o processo em estreito diálogo. Vivemos em grande medida, em caixas demasiado estanques e desligadas da natureza e neste projecto quisemos que os alunos usufruíssem do espaço desafogado da escola, pontuada por árvores e com um amplo recreio, que foi injetado de cor.
O novo jardim de infância e polivalente são rasgados a essa amplitude, onde um quadrado azul para jogos pontua o pavimento ocre do recreio sombreado pelas árvores.

Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© António Ataíde
Cortes 02

Escola do Bom Sucesso / CREA - Fotografia de Exterior, Janela
© António Ataíde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola do Bom Sucesso / CREA" 10 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941280/escola-do-bom-sucesso-crea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.