Casa DOM / CRUX arquitectos

Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta, Balcão
© Milena Villalba

Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de InterioresCasa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa DOM / CRUX arquitectos - Mais Imagens+ 18

Los Pedrones, Espanha
  • Consultores: Temcco. Sistemas y estructuras
  • Construtora: Reformas y Construcciones Navalón CB
  • Mobiliário: Nolek Design
  • Cidade: Los Pedrones
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Processo contínuo

A Casa DOM, situada no distrito de Los Pedrones, é a metade de uma residência construída nos anos 50 do século XX, que foi dividida salomonicamente em uma herança.

Em contraste com a fachada principal, a parte posterior se configura como uma espécie de "Pars rústica" com pátios e espaços para os animais, ferramentas e produção agrícola. Era o lugar das "cacheras", dos "galinheiros" e do "terrao". O lugar do trabalho do dia-a-dia, sujo, sem valor e privado.

Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Milena Villalba

Ao longo dos anos, a casa sofreu uma série de transformações com o objetivo de resolver necessidades específicas em momentos pontuais, cristalizando uma espécie de biografia construída da família.

Estas modificações foram feitas principalmente na parte posterior, adicionando coberturas, ampliações, novos ambientes e espaços de serviço. No entanto, devido à mudança radical que o campo sofreu a partir dos anos 70, passando de uma agricultura de subsistência a uma agricultura extensiva, estes espaços foram ficando pouco a pouco desatualizados e em desuso.

Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Milena Villalba

Finalmente, e como tantas outras casas da Espanha vazias, a Casa DOM deixou de ser uma residência de uso habitual e passou a ser uma casa de veraneio, a ser "a casa no campo".

As ações realizadas visam reconectar o habitante com a paisagem circundante.  A ideia do projeto é continuar transformando esta casa, como vem sendo feito há 70 anos.

Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Arco
© Milena Villalba

Ações pontuais

As extensões externas mais informais foram substituídas por uma estrutura leve que contrasta com o peso da parede de alvenaria. Quase como uma cerca, ela tem a profundidade necessária para se tornar uma sala que prolonga o espaço de estar para o exterior. 

Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Milena Villalba
Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

A localização e a forma dos serviços definem o caráter da planta. O banheiro no térreo é concebido como uma articulação na conexão dos andares. No pavimento do quarto, o banheiro é dividido em dois, e o terraço como espaço de moradia é equipado com elementos que abrigam os serviços que o caracterizam, como a lavanderia, um poço e uma pequena despensa.

As diferentes intervenções buscam entrelaçar diferentes camadas de tempo, para valorizar o conhecimento transmitido. Mas, acima de tudo, para aproveitar a casa, para fazer jantares para os amigos, para celebrar aniversários e para que a família venha mais à cidade aos domingos.

Casa DOM / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DOM / CRUX arquitectos" [Casa DOM / CRUX arquitectos] 11 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941260/casa-dom-crux-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.