3XN vence concurso com projeto de edifício de uso misto em Estocolmo

O escritório 3XN venceu recentemente o concurso para projetar o novo edifício corporativo Kvarter 15 / District 15 em Estocolmo, Suécia. De linhas simples e flexível, o projeto está próximo ao portão norte da cidade, conectando a rodovia, o bairro e o parque público Hagaparken.

3XN vence concurso com projeto de edifício de uso misto em Estocolmo - Mais Imagens+ 3

A proposta vencedora do 3XN se destaca do entorno mas, ao mesmo tempo, se integra ao tecido urbano. O escritório oferece uma visão contemporânea da tipologia típica de edifícios da região sem, com isso, abrir mão da paleta de materiais predominante em Östra Hagastaden.

Mais que um simples edifício, a proposta consiste em um catalisador para requalificar a área por meio de "estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes". Incluindo um caminho elevado para pedestres e ciclistas, o projeto conecta uma antiga pedreira ao parque público e ao lago Brunnsviken. Além dessa conexão, o novo edifício atua como uma barreira de ruído e poluição para o parque, protegendo o espaço verde da rodovia próxima, comentam os arquitetos. 

A fachada leste do edifício apresenta um desenho orgânico que reflete a atmosfera do parque. Por sua vez, a fachada oeste é mais urbana garante uma transição suave com os edifícios adjacentes. Cortesia de 3XN

Gosto particularmente da fachada ondulada que otimiza o número de escritórios, incorporando ampla luz natural e vistas para Brunnsviken e Hagaparken. – Mikael Wilhelmsson, Business Developer para a Atrium Ljungberg.

A entrada do edifício contará com áreas para cafés, restaurantes e lojas de frente para Hagaparken. Cortesia de 3XN

Acreditando que a arquitetura tem um papel significativo no comportamento das pessoas, a 3XN projetou "diversos ambientes flexíveis de escritório, concebidos para incentivar encontros sociais entre os usuários da edificação".

Os pavimentos superiores contam com vistas para Hagaparken. Cortesia de 3XN

É necessário criar espaços que estimulem a imaginação e a criatividade das pessoas. [...] Em um edifício complexo com muitos usuários, é crucial oferecer opções para compartilhamento e inspiração de conhecimento entre as várias organizações e pessoas. – Jan Ammundsen, sócio da 3XN responsável pelo projeto.

  • Cliente: Atrium Ljungberg
  • Arquitetura: 3XN
  • Programa: Corporativo e comercial
  • Área total: 24.505 m2

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "3XN vence concurso com projeto de edifício de uso misto em Estocolmo" [3XN Wins Competition to Design an Office Building in Stockholm] 02 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940669/3xn-vence-concurso-com-projeto-de-edificio-de-uso-misto-em-estocolmo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.