A casa dos quatro telhados / GAISS

A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Exterior, Madeira, JardimA casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de InterioresA casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Interiores, Madeira, Concreto, JardimA casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de ExteriorA casa dos quatro telhados / GAISS - Mais Imagens+ 19

Riga, Letônia
  • Arquitetos: GAISS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Reinis Hofmanis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Toode, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Arnita Melzoba e Kārlis Melzobs
  • Equipe De Projeto: Arnita Melzoba, Kārlis Melzobs e Agnese Mālniece
  • Cidade: Riga
  • País: Letônia
Mais informaçõesMenos informações
A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Exterior
© Reinis Hofmanis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com sede na capital e maior cidade da Letônia, Riga, o escritório de arquitetura GAISS foi contratado para desenvolver o projeto de uma nova casa para uma jovem família, o resultado é um edifício moderno e composto por quatro volumes com telhados em uma água – todos com inclinações em direções diferentes –, daí o nome “a casa dos quatro telhados.”

A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Exterior, Madeira, Jardim
© Reinis Hofmanis
Isométrica
A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Interiores, Madeira, Concreto, Jardim
© Reinis Hofmanis

Tal disposição surgiu como uma resposta as proporções pouco usuais deste terreno em forma de “L”. Vistas inicialmente como uma adversidade, tais relações formais do lote foram então transformas em uma qualidade, um ponto positivo para o projeto. A porção mais estreita da parcela é aquela que se conecta diretamente com a rua de acesso, por isso, para maximizar a eficiência do terreno, um volume estreito e comprido foi implantado de forma a fazer a conexão entre a rua adjacente e a parte posterior do lote – de dimensões mais generosas. Ao ocupar um espaço não tão atrativo à primeira vista, a implantação deste primeiro volume propiciou liberar um amplo pátio na parte posterior do terreno, permitindo o uso exclusivo, e o que é melhor, protegido e íntimo para o deleite de toda a família.

A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Interiores
© Reinis Hofmanis
Planta
A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Reinis Hofmanis

Desta maneira, esta primeira faixa do edifício pode ser vista como um longo corredor, um elemento de conexão entre do espaço público da rua e o jardim privativo nos fundos do terreno. Um longo corredor aberto interliga o volume da garagem com o restante dos espaços da casa. Mas ele não para por ai, estendendo-se linearmente em direção à segunda e menor “perna” do “L”, incorporando um closet e dando acesso à dois dos quartos da casa. Finalmente o corredor culmina em um amplo e generoso espaço de uso comum de frente para o jardim voltado para o sul – exatamente por onde o sol passa diariamente iluminando e aquecendo os espaços da casa. Também assumindo uma planta em forma de “L”, este espaço social pode ser dividido através de uma porta de correr, separando a sala de TV e permitindo um melhor controle da iluminação do espaço. Ao final deste longo e sinuoso percurso, encontra-se o escritório e a suíte principal.

A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Interiores, Vidro
© Reinis Hofmanis

Além disso tudo, a implantação do edifício permite que todos os espaços da casa estejam voltados para sudeste e sudoeste, maximizando as condições de iluminação natural, que ajuda a reduzir a demanda sobre o sistema de aquecimento da casa. Um pequeno beiral junto à lateral sul da casa permite ainda proteger a fachada de vidro da incidência direta dos raios de sol durante os dias mais quentes do verão. 

A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Interiores, Madeira
© Reinis Hofmanis

A característica comum em toda esta diversidade de espaços é justamente a inclinação do forro interior da casa – constantemente mudando de direção. O modelo tradicional de forro inclinado, no entanto, foi reinterpretado - assumindo quatro diferentes orientações e caimentos. Cada espaço conta com uma angulação distinta, criando diferentes atmosferas que acolhem usos diversos ao longo do programa da casa. A estrutura foi construída em blocos de concreto, a qual quando combinada com os revestimentos de madeira, permitem a criação de um ambiente moderno e aconchegante. A casa se insere perfeitamente em seu contexto específico, mantendo certa autonomia frente aos demais edifícios vizinhos. 

A casa dos quatro telhados / GAISS - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Reinis Hofmanis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "A casa dos quatro telhados / GAISS" [House With Four Roofs / GAISS] 30 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940577/a-casa-dos-quatro-telhados-gaiss> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.