Casa Beira Mar / Paulo Martins

Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaCasa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, MesaCasa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Cadeira, JanelaCasa Beira Mar / Paulo Martins - Mais Imagens+ 42

Aveiro, Portugal
  • Arquitetos: Paulo Martins
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  131
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, Catalano, ETICS, Luceplan, Technal, Teka
  • Arquiteto Responsável: Paulo Martins
  • Colaborador: Bruno Alvarinhas
  • Engenharia: R5 Engineers
  • Construtor: Isolterm
  • Cidade: Aveiro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida num dos bairros mais típicos e consolidados de Aveiro (Bairro da Beira Mar), esta moradia surge como resultado de uma apaixonada e desafiante reforma, uma reforma que pretende devolver à cidade e aos seus usuários um estilo de vida, livre e em contacto com o espaço exterior, com o barulho das gaivotas e com o cheiro da maresia, com a cor do céu e o verde da vegetação.

Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Casa Beira Mar / Paulo Martins - Imagem 44 de 47
Planta - Piso 1
Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ivo Tavares Studio

Implantada numa parcela de 30metros de comprimento por 2,5metros de largura, formalmente assume-se como um corredor habitável, corredor esse que, desde o momento da entrada, vai sendo preenchido por momentos, de escuridão, de luz, de surpresa, de descoberta, de compressão e de desafogo… o pátio tardoz!

Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Ivo Tavares Studio
Casa Beira Mar / Paulo Martins - Imagem 45 de 47
Corte
Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Com materiais sóbrios e elementares, betão, revestimos funções básicas e essenciais, o chão que pisamos e o volume que alberga as casas de banho e zona de serviços, e com gesso cartonado de tonalidade verde escura, revestimos e protegemos o antigo edifício, vestindo-o a rigor para o seu novo e revigorado ciclo de vida. Se por um lado pretendemos um ambiente escuro e intimista no interior, por contraste conceptual e prático, o exterior é branco, uma superfície propositadamente reflectora que inunda a casa de luz, ora difusa e macia, ora directa e dura, como o reflexo dos vários estados de espírito de quem ali habita.

Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, Viga
© Ivo Tavares Studio
Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Programaticamente situamos no piso térreo todas as funções sociais, em contacto directo com o pátio tardoz da casa, enquanto que o piso superior ficou reservado para os dois quartos e para um solário, visualmente protegido dos olhares indesejados por uma cortina vegetal.

Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Uma casa que foi projectada para ser vivida no resguardo da intimidade e na frescura do exterior, em sintonia com o passado e com um profundo respeito pelo futuro. Agradecimentos especiais à Ferreira de Sá e à Galeria de arte Nuno Sacramento.

Casa Beira Mar / Paulo Martins - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Beira Mar / Paulo Martins" 16 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940568/casa-beira-mar-paulo-martins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.