Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects

Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Exterior, ConcretoPavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraPavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de InterioresPavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Interiores, Vidro, PrateleiraPavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Mais Imagens+ 30

  • Equipe De Projeto: Jan Bárta, Šimon Bierhanzl, Marek Fischer, Jan Svoboda
  • Cidade: Praga 7
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Exterior, Concreto
© Alex Shoots Buildings

Descrição enviada pela equipe de projeto. Março 2020 (Praga, República Tcheca) - O novo pavilhão projetado pelos arquitetos PAPUNDEKL convida os visitantes ao Centro de Exposições de Praga, uma área que reabriu seus portões ao público. O pavilhão modular apresenta uma fachada adaptável composta de painéis de fibra de vidro translúcido, que podem ser modificados de acordo com diferentes usos ou mudanças nas condições climáticas e de iluminação. O Centro de Exposições de Praga, inaugurado em 1891, abriga eventos locais culturais, esportivos e exposições, o local foi projetado em vários estilos arquitetônicos, como Art Nouveau e Funcionalismo.

Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Alex Shoots Buildings

Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Alex Shoots Buildings

Recentemente, o Centro de Exposições decidiu abrir seu espaço, de forma a torná-lo mais acessível ao público, criando assim uma conexão com um grande parque vizinho, o Stromovka. A integração resultou na configuração de um novo eixo pedonal, que domina a composição, e indica o percurso do parque ao centro de exposições. O Pavilhão de Verão foi alocado no ponto de conexão entre esses grandes espaços públicos e sua localização define a construção como um marco  para a área, por meio também, de sua arquitetura. A fachada é flexível e pode ser ajustada dependendo do uso, mas também das condições climáticas e de iluminação. A cor âmbar dos painéis contrasta com os tons de cinza de todas as estruturas ao redor, das paredes e do mobiliário do pavilhão. A fachada pode ser aberta, servindo de convite aos visitantes, ou fechada completamente, de forma que a iluminação brilhe através dos painéis de fibra de vidro. A luz quente guia os visitantes ao longo do novo eixo de pedestres, mesmo à noite.

Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Interiores, Vidro, Prateleira
© Alex Shoots Buildings
Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Interiores, Vidro
© Alex Shoots Buildings

Quanto à função, o edifício abriga uma lanchonete e uma sala de torneiras (para cervejas artesanais) com face para o parque Stromovka, e um bistrô, voltado para o centro de exposições. No centro do volume foram alocadas instalações para funcionários e banheiros públicos. A construção foi elevada em bases de concreto ligeiramente acima do nível do solo, de modo a minimizar as perturbações no terreno e nas raízes das árvores. O pavilhão é modular, montado a partir de peças de aço, e isolado com uma estrutura de madeira com vidros generosos. O projeto também propôs uma revitalização do entorno imediato, nas calçadas e na nova conexão com o parque vizinho. A proposta oferece uma intervenção sutil e mínima ao local, prolongando o grande eixo de pedestres do parque Stromovka.

Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects - Fotografia de Exterior
© Alex Shoots Buildings

Localização do Projeto

Endereço:Stromovka 1058, 170 00 Praga 7-Bubeneč, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects" [Summer Pavilion in Prague / Papundekl Architects] 29 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940549/pavilhao-de-verao-em-praga-papundekl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.