Casa Guará / Nommo Arquitetos

Casa Guará / Nommo Arquitetos
Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Eduardo Macarios

Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Guará / Nommo Arquitetos - Mais Imagens+ 24

Curitiba, Brasil
  • Arquitetos: Nommo Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  191
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Revestone
  • Arquitetos Responsáveis: Anderson Almeida, Luis Henrique de Camargo Abagge
  • Equipe De Projeto: Helio Dorta, Luana Barrichelo, Fernanda Linero, Jefferson Carollo Filho, Elaine Fuson, Matheus Bandoch
  • Engenharia: Ion Engenharia
  • Consultores: Ticiana Weiss – Conforto Térmico
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Luz e calor foram as primeiras e mais enfatizadas premissas estabelecidas pelos clientes: um jovem casal com duas filhas. Outro pedido era uma grande relação da casa com seus jardins. O lote está localizado em um condomínio fechado no bairro Pilarzinho, em uma região alta da zona norte de Curitiba, próxima a grandes parques e áreas verdes. Partimos do posicionamento de um único bloco, colado nas divisas laterais e próximo à cota média do lote, para garantir espaço livre aos fundos, a mínima necessidade de movimentação de terra e uma boa elevação da casa em função da vista. Então criamos uma modulação que situasse toda a hidráulica e circulação vertical ao centro, deixando o térreo fluido e permitindo o uso de uma estrutura convencional e de baixo custo.

Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada
© Eduardo Macarios

No primeiro pavimento encontra-se, ao centro: o lavabo, a cozinha aberta, área de serviço e a escada – que por estar exatamente no meio da casa foi executada em chapa metálica, buscando leveza. No setor à esquerda está a área social, que através de grandes aberturas tem a sala de estar e jantar interligada tanto ao jardim de acesso quanto ao jardim dos fundos. E à direita da casa encontra-se um grande vazio que ora serve de abrigo de veículos e ora comporta-se como extensão do circuito social. No segundo pavimento, em função da busca pelo sol da manhã, solicitada pelo casal, posicionamos a suíte sobre a garagem com vista para o jardim interno.

Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada
© Eduardo Macarios
Casa Guará / Nommo Arquitetos - Imagem 24 de 29
Planta - Térreo
Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Eduardo Macarios

Os quartos das filhas encontram-se na parte frontal da casa, com insolação da tarde. Na região com menor incidência solar foi posicionada a biblioteca e ateliê. Ao centro do volume estão os banheiros, uma rouparia e a escada. A partir da setorização definida, iniciamos o processo de subtração e adição de volumes, buscando potencializar a entrada de luz na casa. No térreo, adicionamos um pátio frontal ligado à área de serviço, com a função de quaradouro. No segundo pavimento, foram criadas duas sacadas: a da suíte, proporcionando luz e calor que vêm da face norte; e a dos quartos das filhas, criando assim a atmosfera lúdica de um ambiente de acesso exclusivo das irmãs, contemplado com um pé de jabuticaba.

Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Eduardo Macarios
Casa Guará / Nommo Arquitetos - Imagem 26 de 29
Corte longitudinal
Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Eduardo Macarios

Resolvida a questão da iluminação através de um pé-direito alto, paredes brancas e de esquadrias piso-teto, nos voltamos ao conforto térmico. A partir de estudos, chegamos ao cenário de aplicação de bloco cerâmico em pé e contra paredes em drywall preenchidas com lã de rocha, para garantia da qualidade térmica tanto no inverno como no verão. O calor da casa vem também na escolha das cores: dois tons de laranja e um de vermelho no piso, em pintura epóxi, e o vermelho nas esquadrias, reforçando a característica solar do projeto. Por fim, voltamos a base de todo o projeto: o sol. 

Casa Guará / Nommo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Guará / Nommo Arquitetos" 04 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940440/casa-guara-nommo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.