Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de InterioresCasa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Exterior, JardimCasa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Mais Imagens+ 22

Catamayo, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  179
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARCIMEGO, Adobe, AutoDesk, Cedal /, Condor, FV, Graiman, Intaco, Masisa, NOVACERO, Plastigama
  • Arquitetos Responsáveis: Jaime Castillo Castillo, Diana Valdivieso Reyes
  • Cidade: Catamayo
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura como ambiente próprio. Acomodada no terreno de forma exemplar, com uma proposta serena de linhas equilibradas e inclusivas, a casa foi pensada como uma obra em contexto próprio, fazendo indissociáveis sua construção e seu entorno.

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio
Planta
Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© JAG Studio

Trata-se de uma construção dissolvida em um contexto urbano consolidado, situada em um terreno de esquina de aproximadamente mil metros quadrados e com uma variedade de árvores que se tornaram os fatores condicionantes do projeto, onde a casa é facilmente moldada, perturbando o menos possível a riqueza da seu entorno com volumes de semelhança prismática. Volumes com uma superfície retangular, perpendiculares entre si, e que abrigam todo um programa de espaços destinados a fundir-se em uma casa de fim de semana, implantada em uma cidade com um clima quente a 1270 metros acima do nível do mar.

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© JAG Studio
Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© JAG Studio

Outra condicionante da obra foi a existência prévia de uma construção deteriorada, da qual se resgatou a estrutura de concreto armado a nível dos pilares, e que acabou se tornando a área que recebe a parte social do projeto, dando origem a uma planta de um novo volume de percurso prolongado que se abre como passagem entre as árvores até dar conta de abrigar a demanda de quatro dormitórios estabelecida pelo programa, constituindo-se, assim, como a área privada da casa.

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Exterior
© JAG Studio
Elevação
Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© JAG Studio

Sem alterar minimamente a natureza do terreno, a casa adota a forma dos volumes cúbicos de mesma altura e cor, localizados em uma mesma cota, adotando uma mesma linguagem arquitetônica. Graças à distribuição de tais elementos, é possível respeitar ao máximo a linha do terreno. 

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

Resolvida a implantação, os espaços têm um lugar de convergência, a cozinha, que junto a um terraço para café da manhã, se transforma em um ambiente integrador da casa, onde se conjuga um vínculo direto entre cada um dos ambientes que a formam e o espaço central ajardinado que é acompanhado da piscina proposta para a área externa.

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Interiores, Vidro, Escada
© JAG Studio

Cada um dos espaços que constituem a casa está relacionado com o jardim, de forma diferenciada ou autônoma, permitindo o contato direto com o exterior ou tornando-se objeto de contemplação, filtrando a luz ou deixando-a entrar, dando a cada área um certo caráter; a relação entre o interior e o exterior arborizado é notável, onde um grupo de laranjeiras, ameixeiras, mangueiras e amendoeiras contextualizam a casa cuja volumetria acentua o contraste.

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© JAG Studio

Trata-se de uma casa fechada para a rua mas aberta para o pátio, com uma arquitetura de gestos e olhares simples para a paisagem, dentre os quais o primeiro consistiu na colocação de divisórias brancas para vedar o terreno, como se fosse uma caixa aberta ao interior, onde a luz cortante é o material original com que a casa foi concebida, dando espaço a um lugar que permite as diferenças, que procura o diferente através do análogo, como forma de modulação espacial capaz de abranger a intimidade e, ao mesmo tempo, a troca entre os membros de uma mesma família

Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos" [Casa Leny / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos] 29 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940421/casa-leny-castillo-plus-valdivieso-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.