Jardins, parques e bulevares: tipologias de áreas verdes em imagens de satélite

Jardins, parques e bulevares: tipologias de áreas verdes em imagens de satélite

Os conhecidos benefícios climáticos e ambientais proporcionados pela presença de áreas verdes nos centros urbanos – como controle da poluição, regulação de temperaturas e manutenção da biodiversidade – reverberam também no âmbito social. Como áreas de convívio comum, usados para práticas recreativas e esportivas, os espaços verdes impactam diretamente na saúde e bem estar dos habitantes de quadras, bairros e cidades nos quais estão inseridos.

Jardins, parques e bulevares: tipologias de áreas verdes em imagens de satélite - Mais Imagens+ 11

O acesso da população de determinada cidade aos espaços verdes está associada à sua localização e distribuição no contexto urbano. Essa conformação, que pode ser influenciada por uma série de fatores – como o plano urbanístico e contexto histórico em que foi elaborado, a topografia da região e a densidade populacional – pode se apresentar de diferentes formas não só entre uma cidade e outra, mas também dentro de uma mesma cidade. 

Uma das formas de notar as diferenças na distribuição dos espaços verdes é através de imagens aéreas, importantes ferramentas para conhecer, estudar e planejar estes espaços. A partir de fotos aéreas de diferentes cidades do mundo, disponibilizadas pelo site Daily Overview, apresentamos a seguir algumas das formas em que os espaços verdes podem ser distribuídos nos centros urbanos.

Parques de pequena e média escala

De forma geral, pequenos e médios parques estão associados à escala de bairros e vizinhança e podem se apresentar na forma de jardins, pocket parks, playgrounds e áreas esportivas. Por sua escala reduzida, servem a um número reduzido de usuários – o que não significa que não melhorem consideravelmente a qualidade do contextos onde estão inseridos. Exemplos desses pequenos parques urbanos são vistos em cidades como La Plata (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Madri (Espanha).

La Plata, Argentina. © Daily Overview
Montevidéu, Uruguai. © Daily Overview
Madri, Espanha. © Daily Overview

Áreas verdes dentro das quadras

Cidades planejadas com sistemas de quadras podem apresentar áreas verdes no espaço conformado pelos edifícios. Similares aos parques de vizinhança, estas áreas são, no entanto, mais restritas e podem incluir atividades geridas pelos moradores dos edifícios ao redor, como hortas comunitárias e espaços de lazer infantil, por exemplo. Casos de áreas verdes no interior das quadras urbanas podem ser encontrados em Bruxelas (Bélgica), Lyon (França) e nas superquadras de Brasília (Brasil).

Bruxelas, Bélgica. © Daily Overview
Brasília, Brasil. © Daily Overview
Lyon, França. © Daily Overview

Vias arborizadas

Mais diretamente ligada ao traçado e planejamento urbano, a distribuição de árvores e vegetação ao longo de vias contribui no sombreamento de passeios, proporcionando maior conforto para pedestres e ciclistas. A vegetação e arborização de ruas e avenidas funciona ainda como barreira sonora para os edifícios nas suas proximidades – e deveria ser considerada elemento essencial da infraestrutura urbana pelas autoridades. Encontramos muitos exemplos de vias arborizadas no mundo, de Berlim (Alemanha) a Nova Delhi (Índia) e Tel Aviv (Israel). 

Friedenau, Berlim, Alemanha. © Daily Overview
Nova Delhi, India. © Daily Overview
Tel Aviv, Israel. © Daily Overview

Áreas verdes próximas à água

Quando localizada próxima lagos e cursos d’água, a vegetação possui a função ambiental de preservar os recursos hídricos através do sombreamento da água (que por sua vez atua no controle da temperatura do habitat das espécies aquáticas); fornecimento de nutrientes para as populações de organismos aquáticos; e filtragem de sedimentos e poluentes. A cobertura vegetal também é importantes na preservação da estabilidade geológica e prevenção de deslizamentos. Exemplos interessantes de áreas verdes urbanas localizadas próximo a cursos d'água são vistos em Minsk (Bielorrúsia) e Berna (Suíça).

Minsk, Bielorrússia. © Daily Overview
Berna, Suíça. © Daily Overview

Áreas de conservação ambiental

Em algumas cidades, áreas verdes como florestas, reservas ambientais e morros são protegidas para a conservação da biodiversidade da região. Estes espaços podem estar mais afastados dos centros urbanos, com maior dificuldade de acesso ou acesso controlado, mas há casos em que se encontram integrados à cidade e atendem à demanda da população por áreas verdes. Como exemplo da variedade de tipos de áreas de conservação, podemos citar os casos de Shenzhen (China) e Toronto (Canadá). 

Shenzhen, China. © Daily Overview
Toronto, Canadá. © Daily Overview

Grandes parques

Muitas cidades possuem um grande parque, normalmente localizado em uma zona central, que pode desempenhar, além de funções recreativas, esportivas e sociais (estas também encontradas em parques menores na escala de bairro), funções turísticas, atraindo visitantes de outras cidades e países. Exemplos notáveis são o Central Park em Nova Iorque e o Golden Gate Park em San Francisco, ambos nos EUA. 

Golden Gate Park, São francisco, Estados Unidos. © Daily Overview
Central Park, Nova Iorque, Estados Unidos. © Daily Overview

Este artigo é uma parceria com Daily Overview. Explore também seu perfil no Instagram.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Jardins, parques e bulevares: tipologias de áreas verdes em imagens de satélite" 31 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940350/jardins-parques-e-bulevares-tipologias-de-areas-verdes-em-imagens-de-satelite> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.