Arquitetura residencial texana: herança modernista e paisagens exuberantes

Poucas cidades do mundo têm uma cultura de design tão vibrante como Austin, Texas. Considerada por muitos como um dos melhores lugares para se viver nos Estados Unidos, Austin vem passando por um enorme crescimento ao longo dos últimos anos, impulsionado sobretudo pela indústria da construção civil. Como uma continuidade do legado modernista na região, os projetos de arquitetura contemporânea construídos recentemente no Texas abrangem uma grande variedade de estilos arquitetônicos. Enfatizando materiais locais e um cuidado com os detalhes, os projetos que apresentaremos à seguir exploram volumetrias e formas simples ao mesmo tempo que procuram integrar-se à exuberante paisagem natural, suas montanhas, lagos e florestas.

Arquitetura residencial texana: herança modernista e paisagens exuberantes - Mais Imagens+ 6

© Casey Dunn

Conhecida como a “Cidade da Coroa Violeta” por causa de seus deslumbrantes e multicoloridos pores do sol, Austin é uma cidade encantadora. A seguir, selecionamos oito projetos residenciais que ilustram a diversidade estética de uma cidade onde arquitetos tem explorado as mais variadas tendências e abordagens de projeto. Edifícios horizontais e espaços hierarquicamente organizados, estas residências muitas vezes são construídas com materiais contrastantes e procuram usufruir das belas vistas proporcionadas pela geografia acidentada da paisagem Texana. Com suas estruturas acolhedoras, espaços convidativos e integrados à paisagem, os projetos que apresentaremos à seguir representam uma abordagem que começa a ser conhecida como a nova arquitetura texana.

Casa Edgeland por Bercy Chen Studio

© Paul Bardagjy

A residência Edgeland é encomendada por um escritor de ficção científica encantado com a habitação do século XXI humano, nas fronteiras urbanas de zonas industriais abandonadas. O projeto é inspirado na vernácula “casa da cova,” um dos mais antigos tipos de habitação na América do Norte usada pelos índios americanos através dos tempos.

Tree House por Matt Fajkus Architecture

© Brian Mihealsick

Um equilibrado balanço entre luz e sombra proporcionado tanto pelas copas das árvores pré-existentes quanto pela estrutura da casa é a base do projeto da Tree House. O acesso recuado da rua surge como uma resposta a imponente presença do carvalho centenário que ocupa o meio do lote. De maneira similar, cada espaço da casa vai construindo relações únicas com a paisagem natural do lado de fora. Construída com materiais, superfícies e texturas orgânicas e naturais, a Tree House é um projeto de arquitetura que encontra um delicado equilíbrio entre a sofisticação e a moderação. 

1 Hillside por Tim Cuppett Architects

© Whit Preston

O terreno de um acre é uma faixa estreita da ladeira somente algumas quadras acima da movimentada avenida South Congress com vistas para as árvores do centro da cidade. As rochas e a vegetação nativa rodeiam a propriedade, em consonância com o caráter informal da vizinhança. A solução abrange e explora a profundidade e a inclinação do terreno. 

LeanToo por Nick Deaver Architect

© Casey Dunn

LeanToo é a adição a uma casa de campo existente situada num vibrante bairro de Austin. No terreno, a casa original era afastada da rua e cercada por dois grandes carvalhos históricos, possuía uma linha ativa de drenagem da cidade que atravessava a propriedade e um riacho seco na parte de trás.

Residência RoadRunner por North Arrow Studio

© Chase Daniel

A Residência RoadRunner parece flutuar aninhada confortavelmente ao redor das árvores desta colina texana. Como viveram em Chicago por algum tempo, os clientes tiveram a oportunidade de visitar e se apaixonar pela Casa Farnsworth, projetada por Mies Van der Rohe.

Residência Constant Springs por Alterstudio Architecture

© Casey Dunn

A oportunidade de viver simultaneamente no centro da cidade e em um refúgio isolado foi algo determinante para essa família de quatro pessoas. Parte de um bairro muito comum, a casa é orientada para tirar o máximo proveito da escarpa existente do riacho e das vistas naturais oferecidas na parte posterior da propriedade.

Residência Ridgeview por THOUGHTBARN

© Nick Simonite

Esta nova residência projetada pelo escritório de arquitetura Thoughtbarn, está localizada dentro de um bosque de carvalhos em um lote de 3/4 hectares no bairro Barton Hills de Austin, TX. O bairro arborizado e montanhoso foi subdividido nos anos cinquenta e povoado por casas em estilo rural, revestidas de calcário.

Residência Lago Austin por A Parallel Architecture

© Casey Dunn

Como uma espécie de borboleta, os tetos flutuantes desta casa sinuosa frente ao lago estão ancorados ao terreno através de massas pesadas de calcário rústico, enquanto sua implantação horizontal é concebida através da pontuação vertical de sicômoros, ciprestes e pecãs. A forma resultante reflete o caráter orgânico do terreno e oferece uma combinação de transparência e solidez, afinada para capitalizar sua relação com o pitoresco.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arquitetura residencial texana: herança modernista e paisagens exuberantes" [Texas Design: Austin's Modernist Homes and Lakehouses] 25 Mai 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940133/arquitetura-residencial-texana-heranca-modernista-e-paisagens-exuberantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.