Abrigos emergenciais: uma oportunidade de experimentação na arquitetura

Após um desastre natural, a arquitetura desempenha um papel fundamental não apenas na reconstrução dos edifícios vítimas de danos, mas também no conforto e segurança para os afetados. Uma arquitetura pós-desastre bem-sucedida deve atender tanto à necessidade de abrigo imediato a curto prazo quanto às necessidades de reconstrução e estabilidade a longo prazo. Pensnado nisso, a seguir compilamos 4 exemplos de arquiteturas pós-desastre, desde protótipos construídos e pensados para ser montados em curto prazo, até propostas nunca construídas, mas com soluções que destacam-se por sua eficiência.

Abrigo de Emergência / Nic Gonsalves + Nic Martoo

Concebido como um retiro para que as vítimas retomem a sensação de controle após desastres naturais, facilitando o processo de recuperação por meio de sua habitação, este abrigo emprega uma solução flat-pack com um simples kit de peças e pensado como um cubo onde todas as faces verticais são idênticas, resultando em uma sequência repetitiva de montagem. Cada face é composta de grades onde são inseridas placas de madeira, consistindo em apenas dois componentes repetidos. A estrutura é presa por uma passador de madeira em cada extremidade, assegurando rigidez na integridade do conjunto.

© Scott Burrows

Vale dizer que a estrutura é organizada sobre sete suportes que são montados através de um processo semelhante. Isso cria a separação física dos escombros, que potencialmente ocupam as zonas de desastres. A cobertura é composta por uma membrana plástica translúcida que permite a entrada de luz natural. Furos nas partes horizontais são realizados para permitir que as telhas sejam fixadas na estrutura.

© Scott Burrows

Abrigo de Emergêcia / Carter Williamson Architects

Em um mundo cada vez mais desafiado por desastres naturais ou causados pelo homem, este abrigo foi pensado como um protótipo de habitação sustentável que pode ser configurado para atender quase todos os climas ou orientações e pode ser facilmente transportado com baixo custo para áreas remotas do planeta Terra. 

© Brett Boardman

Chegando embalado, o abrigo pode ser montado rapidamente e tem potencial de fazer uma diferença significativa quando aplicado como solução de habitação de médio e longo prazo. A proposta também fornece um refúgio e segurança para famílias e comunidades em crise, de modo que o abrigo pode ser utilizado para sociedades com necessidades em qualquer lugar.

© Brett Boardman

Abrigo emergencial flutuante na Turquia / SO?

Este protótipo foi desenvolvido como uma estrutura flutuante para ser utilizada em regiões devastadas por terremotos. Projetado pelo escritório de arquitetura contemporânea com sede em Istambul, SO?, este abrigo é composto por uma estrutura de aço leve e flexível projetada especificamente para ser utilizada em situações de emergência, não dependendo de terrenos públicos, mas apenas de uma pequena superfície d'água.

© Scott Burrows

O projeto é composta por dois elementos principais: uma estrutura leve dobrável com mobiliário embutido e uma base flutuante de concreto. Os arquitetos deram muita atenção aos detalhes na construção deste espaço, principalmente porque, segundo pesquisas realizadas ao longo das últimas décadas, as vítimas deste tipo de catástrofe natural passam em média um ano em estruturas temporárias.

© Scott Burrows

Abrigos de borracha no Nepal / Shigeru Ban

Desenhado pelo arquiteto japonês, Shigeru Ban, este abrigo foi projetado para ser facilmente construído por qualquer pessoa. Usando estruturas modulares de madeira que se conectam, tijolos de borracha reciclada são usados para preencher as cavidades das paredes ao passo que tesouras de tubos de papelão apoiam a cobertura. Isso, comenta Shigeru Ban, permitirá uma "rápida construção e ocupação imediata."

© VAN, cortesia de Shigeru Ban Architects

Gostou de nossa seleção? Relembramos que você também pode compilar interessantes projetos em galerias personalizadas através da ferramenta Meu ArchDaily, basta criar sua conta aqui e começar sua biblioteca!

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Abrigos emergenciais: uma oportunidade de experimentação na arquitetura" 24 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940078/a-inventividade-de-6-abrigos-emergenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.